Pedagogia
Duração: 4 anos
Fisioterapeuta é o profissional habilitado com curso superior específico oficialmente reconhecido de acordo com o decreto-lei Nº 938 de 13 de outubro de 1969. Cabe ao fisioterapeuta tratar e/ou prevenir perturbações do funcionamento músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, atuando igualmente no domínio da saúde física em diferentes áreas clínicas. Fisioterapia quer dizer terapia através de recursos físicos e naturais, como a eletroterapia, a fototerapia, a termo-terapia, a hidroterapia, a cinesioterapia, porém com a maturidade desta profissão foram desenvolvidas técnicas baseadas em conhecimentos da fisiologia, anatomia e cinesiologia. Hoje poderíamos citar o uso de recursos e técnicas em diversas patologias que nos acometem, como as alterações e distúrbios do sistema nervoso central e periférico, distúrbios osteomioarticulares, distúrbios no sistema cardio-pulmonar, circulatório, entre outros. O principal objetivo do serviço de Fisioterapia é prover o paciente com recursos e técnicas no sentido de aliviar a dor, minimizar seqüelas, restaurar funções diminuídas do funcionamento do organismo, oferecendo assim subsídios para reintegração do indivíduo ao meio social. Assim, o fisioterapeuta está apto a atuar em ESFs, Clínicas, Empresas, Hospitais, Instituições (Alisos, APAE, etc.).
Objetivos
Objetivo Geral: O Curso de Fisioterapia tem por objetivo a formação generalista de profissionais fisioterapeutas, aptos a atuarem na Educação para a Saúde, de forma a promover, proteger e recuperar a saúde, integrando ações nos diferentes níveis de forma individual e coletiva, de maneira competente, humanista, ética e inovadora de acordo com os conhecimentos básicos, competências e habilidades necessárias ao exercício do profissional.
Objetivo Específico: Possibilitar a compreensão do indivíduo de forma integral em todas as dimensões de sua humanidade. Oportunizar a apropriação de conhecimentos biológicos, humanos e sociais, bio-tecnológicos e fisioterapêuticos que fundamentem a promoção, proteção, prevenção e recuperação em Fisioterapia. Incentivar e possibilitar a inserção da Fisioterapia no processo histórico-cultural da Atenção à Saúde pela Educação para a Saúde. Sensibilizar para a importância da articulação entre as ações e do princípio da integralidade na Atenção à Saúde. Identificar-se com a Política de Saúde e as Normas sanitárias gerais da Região onde exercer a profissão. Favorecer a apropriação de conhecimentos que possibilitem a produção de alternativas e inovações para novas formas de atuação profissional no âmbito coletivo, hospitalar e clínico. Possibilitar o reconhecimento de que a cultura dos indivíduos, a participação efetiva e concreta na elaboração e desenvolvimento de estratégias em Saúde se constitui na melhor forma de controle sobre sua saúde e sobre o meio ambiente, Fortalecer no Ensino de Graduação uma perspectiva de Iniciação Científica, enquanto um processo contínuo e permanente, subsidiando a formação do cidadão fisioterapeuta. Perfil Profissiográfico: O profissional formado pelo UNIJALES estará sempre alinhado com os preceitos da universidade de promoção da qualidade de vida e construção de uma vivência na qual a Saúde é de vital importância, especificamente através da Educação, deverá, em seu cotidiano de trabalho, garantir a construção de uma consciência acerca de tal tema. Deverá também entender o processo de contato com o paciente como um momento de compreensão do ser humano como um todo integrado a um determinado contexto sócio-político-cultural e econômico, fundador de seu modo de vida. Esse profissional terá desenvolvido um senso ético, crítico, inovador, sensível e respeitador das necessidades histórico-culturais da população, capaz de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, igualitária e saudável, preservando ambientes naturais, utilizando recursos fisioterapêuticos e conhecimentos técnico-científicos, humanísticos e sociais orientados para a Educação à Saúde, com a finalidade de promover, preservar, proteger a condição de vida da população, possibilitando a integridade da saúde do indivíduo.
Habilidade e Competência
O campo de atuação profissional estando em pleno acordo com o perfil traçado pela Comissão de Especialistas do Ensino de Fisioterapia, o profissional a ser formado por essa instituição deverá ter competência para:
a). atuar nos diferentes níveis de Assistência à Saúde, agindo em programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, respeitando o ser humano e agindo sempre de acordo com os conhecimentos técnicos e científicos da Fisioterapia;
b). respeitar, em todas as etapas do seu trabalho, os princípios éticos e bioéticos, valorizando o respeito ao cidadão;
c). emitir laudos, pareceres e atestados;
d). agir de forma correta junto ao paciente, prestando esclarecimentos, dirimindo dúvidas e orientando-o e a seus familiares durante todo processo terapêutico;
e). encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais trabalhando de forma interdisciplinar junto a outros membros de equipe de Saúde;
f). prestar serviços de consultoria, além de promover atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de Saúde Pública ou Privada;
g). refletir, analisar e elaborar criticamente questões científicas e sociais em Saúde implicadas na atuação do Fisioterapeuta, tendo condições de intervir nas áreas de Fisioterapia comunitária, hospitalar e clínica;
h). planejar, atuar, acompanhar e avaliar ações de programas de promoção da saúde, prevenção de doenças e na reabilitação e recuperação do indivíduo, de forma humana, valorizando e respeitando a vida;
i). intervir nos vários níveis de Atenção à Saúde para o desenvolvimento da qualidade de vida de indivíduos e das comunidades;
j). evidenciar senso crítico, investigativo e de autonomia pessoal e intelectual necessário para empreender a contínua qualificação de sua práxis profissional;
k). eleger técnicas, recursos e condutas apropriadas, objetivando tratar os distúrbios no campo do movimento humano, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
l). desenvolver e executar projetos de investigação na área de Saúde, que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber produzido e aplicando-o no cotidiano de sua atuação profissional;
m). acompanhar, incorporar e avaliar inovações científicas e tecnológicas pertinentes à sua prática profissional, sem perder de vista seu compromisso social;
n). atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de Cidadania e de Ética;
o). ser capaz de aprender continuamente, tanto em sua formação quanto em sua prática diária, tendo responsabilidade e compromisso com sua educação e a de futuros profissionais.
p). Elaborar e executar projetos;
q). Utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;
r). Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões:
s). Desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se paIa a inserção num mercado de trabalho em continua transformação;
t). Buscar o conhecimento de forma autônoma.
LABORATÓRIO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR
O laboratório didático multidisciplinar está estruturado para a realização de atividades práticas que requeiram o uso de microscopia além de outras atividades práticas de biologia. Esta sala de experimentos é utilizada para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento de Citologia, Histologia, Embriologia, Ecologia, Microbiologia, Genética, Botânica, Zoologia, Anatomia e Fisiologia e para a disciplina de Instrumentação para e Ensino, no curso de Ciências/Biologia desta Instituição. O objetivo do Laboratório Didático de Biologia é facilitar o estudo, das áreas do conhecimento acima relacionadas, bem como o entendimento de aulas teóricas através de exercícios práticos que visam o esclarecimento da morfologia e fisiologia celular e outros que necessitam o uso de microscopia.
LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM
O laboratório de Enfermagem está concebido para a realização de aulas práticas e treino dos estudantes para verificação da Pressão Arterial, Primeiros Socorros, verificação de sinais vitais, etc. O laboratório dispõe de simuladores para os alunos efetuarem o treino de técnicas de noções de de saúde pública e primeiros socorros.
LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CINESIOTERAPIA/MECANOTERAPIA E ELETROTERAPIA.
Neste laboratório os alunos realizam procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, correntes e utilização do calor para os processos de reabilitação. Possuímos diversos equipamentos omo o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, ondas curtas, dentre outros que facilitam a recuperação de estruturas e funções comprometidas. O aluno executa técnica de reabilitação, onde são usados os conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica p/ proporcionar ao paciente um melhor e mais eficaz trabalho de reabilitação. O setor é composto por aparelhos que simulam movimentos realizados pelos pacientes no cotidiano como subir escadas, movimentar as articulações de membros superiores e inferiores, entre outras. Neste espaço é realizado um trabalho de resistência muscular e/ou fortalecimento muscular, com supervisão do fisioterapeuta. Objetiva-se força, potência e resistência muscular, importante para tornar o paciente mais independente nas AVDs (Atividades da Vida Diária).
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA E QUÍMICA:
O laboratório de Física e Química do UNIJALES são utilizados para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento da Física e Química para e Ensino no curso de fisioterapia desta Instituição.
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE DERMATO FUNCIONAL:
Este espaço é destinado ao ensino de técnicas básicas e assistências aos graduandos do curso de Fisioterapia, possibilitando treinamento e aperfeiçoamento individualizado, bem como permitindo simulações de vivências da prática cotidiana na área, qualificando os alunos para que possam atuar em todos os setores profissionais do mercado da dermatofuncional.
LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM:
espaço destinado aos alunos de fisioterapia nas questões práticas referentes à saúde coletiva, higiene e socorros de urgência.
LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA
Aqui estudamos grandes estruturas e sistemas do corpo humano. O laboratório de anatomia humana dispõe de estruturas crânio-espinhal, musculares, ósseas, entre outros modelos que é o que de melhor se dispõe no mercado atual para conseguir a integração tátil-cognitiva ideal dos alunos com o conhecimento de anatomia. Através de modelos anatômicos importados da 3B scentific associado a condições de modernas instalações, permitem oferecer aos alunos dos cursos de saúde uma formação continuada de aprendizagem.
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE INFORMÁTICA
No Laboratório de Informática os alunos aprendem os princípios básicos do uso das ferramentas de informática para a área da saúde, além do uso especifico de software para a área da fisioterapia e saúde.
Docente | Titulação |
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Brunno Henrique Rubinho Toniolli | Mestre |
Adriana Cristina Lourenção | Mestre |
Hamilton Nahes | Mestre |
Júlio Cesar Furlanetto | Especialista |
Roselene Cristina Tribioli Iamamoto | Mestre |
Jéssika Viviani Okumura Martins | Doutora |
Daniel Antonio Gonçalves | Especialista |
Adônis Coelho | Mestre |
Kelys Ramos | Mestre |
Washington Pissuto | Especialista |
Marcos Sanches Rodrigues | Especialista |
Marta Carvalho de Lima | Especialista |
Ana Caroline Soncin da Silva | Mestre |
Ana Paula dos Santos Santana | Doutora |
Renan Menegotto das Neves | Especialista |
José Renato Sessino Toledo Barbosa | Mestre |
Ivis Cristiane Silva | Especialista |
Alexsandra Jardim da Silva Alves | Especialista |
Joyce Ramos de Almeida | Especialista |
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