Terapia Ocupacional
Duração: 4 anos
O desafio de formar um (a) enfermeiro (a) que atenda a mudança de paradigma da área de saúde implica na definição de alguns pressupostos que embasam o perfil do profissional e a estrutura curricular.
A prática da Enfermagem enquanto prática social é condicionada e construída nas relações sociais, num momento histórico e numa sociedade concreta. A Enfermagem tem o cuidado como núcleo de competência e responsabilidade, manifestando potencial para transitar em diferentes campos do conhecimento para a prestação desse cuidado, tendo como foco a pessoa a quem cuidará.
Para isso, o Curso estabelece relações com a equipe e com a família, buscando em conjunto novas tecnologias necessárias ao cuidado e, assim, atuando no processo de transformação da realidade. A graduação em Enfermagem desenvolvida na UNIJALES está fundamentada sob as seguintes bases legais: Constituição Federal Brasileira de 1988; Lei 7498/86 - Lei do Exercício Profissional; Decreto 94.406/87 - Decreto do Exercício Profissional; Lei 8080/90 - Lei Orgânica da Saúde; Lei 8142/90 - Lei Orgânica da Saúde; Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Parecer CNE/CES Nº1133/2001 - dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição; Resolução CNE/CES nº 03/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem.
Neste sentido, o Curso de Graduação do Centro Universitário de Jales - UNIJALES - apresenta como proposta pedagógica, orientar e estimular a procura pela profissão, torná-la conhecida na comunidade onde está inserida, divulgar sua história de lutas e conquistas, expandir o mercado de trabalho e a oferta de postos de trabalho, confirmando competências nas quais a participação do (a) enfermeiro (a) é imprescindível e veiculando outras possibilidades colocadas pelas necessidades do ser humano na contemporaneidade. No exercício da autonomia conferida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Unijales, constroe o projeto pedagógico contemplando a qualidade do ensino, entendendo que este processo envolve as seguintes relações: relações da escola com as pessoas, as instituições com a comunidade, contribuindo para a inserção crítica do aluno no contexto social, em nível macro, como um ser que se humaniza cada vez mais.
OBJETIVOS DO CURSO:
A formação acadêmico-profissional de enfermagem centra-se na apreensão da realidade social considerando as dimensões que a compõem: histórica, econômica, cultural e política. Esse movimento deve proporcionar ao profissional, condições para identificar as diversas expressões do cuidado de enfermagem, que se configura como eixo básico da formação profissional. Para tanto o curso de Enfermagem fundamenta-se em sete bases ou eixos temáticos, que incluem as ciências biológicas, humanas e da saúde. Desta forma, a promoção, prevenção e reabilitação de agravos à saúde configura-se como principal eixo norteador em todas as diversas ciências de enfermagem. Para possibilitar o enfrentamento e intervenção qualificada no processo saúde-doença/cuidado, a formação profissional deve expressar a intrínseca relação entre as dimensões de saber fazer, saber ser e saber apreender. Há uma grande sensibilização com respeito à humanização das ações do cuidar, ou seja, os recursos de aprendizagem a serem usados estão articulados de forma a construir um profissional sensibilizado para o cuidado integral ao outro, não apenas atendo-se ao caráter técnico do cuidar.
OBJETIVO GERAL:
O objetivo principal do curso é formar enfermeiros (as) capazes de atuar buscando aliar competência técnica, ética, política ecológica, social e educativa para conseguir desenvolver ações, pautadas na realidade social, na qual está inserido, na perspectiva da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e desta forma, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS, constitucionalmente assegurado para a população.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender o homem nas dimensões filosóficas, políticas, psicológicas, biológicas e sociais e em suas fases evolutivas do ciclo de vida inseridas no contexto familiares e sociais; Compreender e estabelecer novas relações com o contexto político, econômico, cultural e ambiental no qual se inserem as práticas de saúde, atuando como agente crítico e transformador da realidade; Compreender as políticas de saúde, comprometendo-se com a busca de respostas aos desafios que se apresentam para garantir uma assistência de enfermagem de qualidade; Reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a garantir a integralidade da assistência, sob o enfoque de ações preventivas, curativas e de reabilitação articuladas, prestadas em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde, tendo em vista a saúde de indivíduos, família e comunidade; Estabelecer relações de trabalho pautadas em atitudes éticas e humanas que favoreçam o trabalho em grupo e a tomada de decisões competente que interfira no processo de trabalho assistencial, facilitando o enfrentamento criativo das situações, muitas vezes incertas e imprevisíveis do cotidiano, considerando a diversidade do mundo contemporâneo; Planejar, implementar e avaliar programas de promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento; Desenvolver o auto-conhecimento, a sensibilidade humana, o senso de responsabilidade, solidariedade e justiça para atuar com disponibilidade e flexibilidade, respeitando os princípios ético-legais e humanos; Cuidar da própria saúde física e mental, buscando seu bem-estar como cidadão e enfermeiro, reconhecendo-se em sua própria integralidade e investir na própria educação continuada; Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento para aprimorar a prática profissional.
COMPETÊNCIA E HABILIDADES:
A direção pedagógica da UNIJALES em consonância com coordenação do curso de Enfermagem objetiva a formação profissional que propicie a intrínseca articulação entre as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, com condição para a atuação profissional, viabilizando o desempenho de competências e habilidades, em consonância com as orientações vigentes pelo COFEn/COREn Conselho Federal de Enfermagem/Conselho Regional de Enfermagem - ABEn - Associação Brasileira de Enfermagem, CNE - Conselho Nacional de Educação e MEC/SESU - Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior, que implicam na: Capacidade de desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação em saúde dentro de padrões de qualidade técnica e ética; Planejar o processo de trabalho junto à equipe; Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e comunicação, sendo capaz de inserir-se no processo de trabalho multidisciplinar; Possuir capacidade de mediar conhecimentos e abstraí-los, dentro de uma ótica dialógica e humanizadora; Identificar necessidades de saúde; Formular o problema do paciente/comunidade; Elaborar e executar o plano de cuidado/intervenção; Avaliar o trabalho em saúde.
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE BIOLOGIA
O Laboratório Didático de Biologia está estruturado para a realização de atividades práticas que requeiram o uso de microscopia além de outras atividades práticas de biologia. Esta sala de experimentos é utilizada para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento de Citologia, Histologia, Embriologia, Ecologia, Microbiologia, Genética, Botânica, Zoologia, Anatomia e Fisiologia e para a disciplina de Instrumentação para e Ensino, no curso de Biologia desta instituição. O objetivo do Laboratório Didático de Biologia é facilitar o estudo, das áreas do conhecimento acima relacionadas, bem como o entendimento de aulas teóricas através de exercícios práticos que visam o esclarecimento da morfologia e fisiologia celular e outros que necessitam o uso de microscopia.
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA E FÍSICA
O laboratório é um lugar privilegiado para a realização de experimentos, com instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas. O Laboratório Didático de Química e Física é utilizado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento da Física, Química dentro das disciplinas de Química, Física, Geologia e Instrumentação para e Ensino no curso de Ciências/Biologia desta Instituição. O objetivo do Laboratório Didático é adaptar os alunos para uma rotina de laboratório garantindo a correta instrumentalização e correta utilização dos equipamentos de segurança.
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ANATOMIA HUMANA
O Laboratório de Anatomia Humana é um lugar privilegiado para a realização de estudos práticos sobre o estudo do corpo humano e o funcionamento estrutural do organismo bem como o funcionamento de todos os sistemas que formam a máquina humana. Possui duas bancadas em granito de fácil acesso e instalação de água ao final de cada bancada. Sempre utilizado para a realização de atividades práticas referentes às áreas do conhecimento da Anatomia Humana, Bases Biológicas e também para o estudo da Fisiologia Humana nos cursos de Ciências/Biologia, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia desta Instituição. O objetivo do Laboratório é capacitar os discentes, sempre supervisionados por seus respectivos docentes, para um melhor conhecimento prático sobre o corpo humano, garantindo que conceitos adquiridos em aulas teóricas sejam fundamentados no conhecimento prático.
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ENFERMAGEM
Política de Uso: O laboratório é um suporte no processo de ensino - aprendizado, a ser usado pelos professores e alunos do curso da UNIJALES, bem como por outros cursos se necessário e em atividades extracurriculares. Neste local são realizadas todas as técnicas utilizadas na enfermagem.
LABORATÓRIO DIDÁTICO DE INFORMÁTICA
No Laboratório de Informática os alunos aprendem os princípios básicos de computação além do uso especifico para a área da saúde, nos programas de vigilância e gerenciamento da Saúde.
Docente | Titulação |
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Antonio Carlos Gonçalves | Especialista |
Brunno Henrique Rubinho Toniolli | Mestre |
Kelys Ramos | Mestre |
Priscila Miranda de Paula | Especialista |
Rosimeire da Silva | Mestre |
Adônis Coelho | Mestre |
Adriana Cristina Lourenção | Mestre |
Ana Caroline Soncin da Silva | Mestre |
Ana Paula dos Santos Santana | Doutora |
Iris Aparecida Abreu da Silva | Especialista |
Ivis Cristiane Silva | Especialista |
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