
Semana Acadêmica Integrada de Letras do UNIJALES reúne tradição, arte e reflexão crítica
O curso de Letras do UNIJALES mostrou toda a sua potência durante a Semana Acadêmica Integrada, realizada no mês de setembro, que uniu licenciatura e bacharelado em uma programação rica e diversificada. Coordenado pela Profa. Dra. Kelly Beatriz do Prado Delgado, o curso reafirmou o compromisso da instituição com uma formação que vai além da sala de aula, articulando saberes, experiências culturais e reflexões sobre o papel da linguagem no mundo contemporâneo.
A abertura foi realizada no Centro do Professorado Paulista - CPP e reuniu centenas de acadêmicos, que prestigiaram a palestra da Profa. Katia Juliara Cassuchi, ex-coordenadora do curso e também egressa do UNIJALES. “Prata da casa”, Katia abordou o tema “Língua Portuguesa Aplicada ao ENADE: Leitura, Interpretação e Escrita”, destacando a importância do preparo acadêmico e das competências textuais para os futuros profissionais. Sua trajetória é exemplo para os estudantes: graduada em Letras pelo UNIJALES e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela UTFPR, hoje atua como docente em instituições de renome em Iturama, Fernandópolis e Santa Fé do Sul.
No segundo dia, os alunos vivenciaram a força da arte por meio da oficina “Vivência Teatral: Corpo em Cena”, conduzida pelo produtor, ator e filmmaker Higor Mariano Arco. Com ampla experiência em direção e atuação em espetáculos, além de atuação como coordenador de atividades formativas na Escola Livre de Teatro de Jales, Higor apresentou o corpo como instrumento expressivo e mostrou como o teatro dialoga diretamente com a formação em Letras, ampliando a compreensão da linguagem em suas múltiplas manifestações.
A terceira noite foi dedicada ao encontro entre neurociência e educação. O Prof. Dr. Miguel José Rangel Jr., pesquisador com experiência internacional e professor da Universidade Brasil, ministrou a palestra “O Cérebro que Aprende: do hipocampo à sala de aula”, realizada na Câmara Municipal de Jales. A abordagem sobre os processos de aprendizagem, memória e comportamento despertou o interesse da comunidade acadêmica, demonstrando a importância de uma formação interdisciplinar no contexto atual.
Na sequência, na noite de quinta-feira, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma mesa-redonda sobre literatura, conduzida pela Profa. Dra. Adriana Juliano Mendes de Campos e pelo Prof. Dr. Lucilo Antônio Rodrigues. Adriana, que fora docente do UNIJALES por quase três décadas, é pesquisadora com ampla produção na área e dialogou com Lucilo, professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, trazendo reflexões sobre a mediação do ensino literário e os desafios de aproximar os estudantes da literatura em um mundo marcado pelas tecnologias digitais. A troca de experiências acadêmicas e profissionais enriqueceu o debate, reafirmando a relevância da leitura crítica na formação docente.
O encerramento ocorreu em grande estilo com a palestra do Prof. Dr. Gilson Vedoin, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Com o tema “O que é demais nunca é o bastante: breves notas sobre literatura, cinema e violência no Brasil Contemporâneo”, o pesquisador trouxe uma análise contundente sobre como as artes refletem os conflitos sociais e ajudam a compreender os desafios do país na atualidade. A fala do professor deixou claro o poder transformador da literatura e do cinema na construção de uma sociedade mais consciente e reflexiva.
Mais do que um ciclo de palestras, a Semana Acadêmica Integrada de Letras do UNIJALES mostrou-se um espaço de encontro, aprendizado e inspiração. A cada edição, o evento reafirma a força do curso, que alia tradição e inovação, e prepara profissionais capazes de atuar não apenas no ensino, mas também em diferentes áreas ligadas à cultura, à comunicação e à crítica social.
No UNIJALES, a formação em Letras vai além da teoria: envolve práticas que incentivam o olhar cultural, a sensibilidade e a cidadania. Ações como a doação de livros, atividades comunitárias e a participação em projetos culturais são exemplos de como professores e alunos constroem uma trajetória que impacta a instituição e a sociedade. Assim, a Semana Acadêmica Integrada se consolida como um dos momentos mais aguardados do calendário acadêmico, fortalecendo o vínculo entre conhecimento, cultura e compromisso social.