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A História da História em Jales
O Curso de História do Centro Universitário de Jales tem seu início no ano de 1974, há mais de 50 anos, com reconhecimento firmado em 1974. Era uma época, cuja oferta de cursos superiores era muito abaixo das necessidades do desenvolvimento educacional, intelectual e científico tanto na região de Jales como em praticamente todo o Brasil, e, se inseriu numa política de expansão dos governos militares que favoreceu os empreendimentos privados. O nível de escolaridade no Brasil, nas regiões mais afastada dos grandes centros era vergonhoso, convivíamos constantemente com a figura do professor leigo, não havia profissionais suficientes para suprir a demanda educacional. Os números de faculdades e universidades eram baixos. É nesse contexto, de expansão do ensino superior, que o curso de História é criado para atender a demanda não apenas da região Noroeste do Estado de São Paulo, mas parte do, então, Estado do Mato Grosso (em 1977 se divide em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), sul do Estado de Goiás e sul do Estado de Minas Gerais, especificamente o triângulo mineiro. Portanto, esse evento coincide com o que acontecia no período, “entre 1968 e 1973, a oferta de vagas nas universidades aumentou 210% na rede pública e 410% na rede Privada”. (NETTO, 2002, p. 63).
De lá pra cá o curso de História ganhou força, pioneiro na formação de professores de História acompanhou também a expansão do Ensino Fundamental e Médio na região, contribuindo qualitativamente pela democratização da educação. Atualmente, nossos egressos estão presentes em diversas Diretorias Regionais de Ensino de todo o Brasil. Neste sentido, o curso tem sido responsável pela formação da maioria dos docentes de História da região da Jales. No entanto, nas últimas décadas, com a saturação do mercado de trabalho, desvalorização da profissão de professor por meio de políticas que sucatearam projetos pedagógicos e precarizaram as condições de trabalho o curso tem procurado se firmar pela necessidade da resistência a destruição do patrimônio cultural e se inserir em novas lutas para cumprir seu papel transformador da sociedade.
É importante ressaltar que ao longo do tempo o curso se destacou pela excelência acadêmica. Com foco no tripé ensino, pesquisa e extensão o curso de história foi capaz de formar tanto bons professores como bons pesquisadores no âmbito do ensino de história. O grande exemplo é o nosso professor Jémerson Quirino de Almeida que chegou no UNIJALES (2007) oriundo da Educação Básica noturna e, como a imensa maioria, já havia constituído família e precisava trabalhar. Mesmo assim, Jémerson encontrou nesta instituição as condições para que o seu desejo de estudar e se tornar um profissional de história se concretizasse. Hoje, ele está no pós-doutorado como livros e diversos artigos científicos produzidos (http://lattes.cnpq.br/8867780794869405). É com esse cuidado que vamos inovando, adequando e articulando a escolha dos docentes conforme sua área de formação e potencialidade para avançar na formação pedagógica, cidadã e científica. É Jales produzindo historiadores para o futuro da História.