Simpósio Volta às Aulas
Duração:
EMENTA:
Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Expressar a comunicação em Libras de forma contextualizada. Importância e respeito à cultura surda. Posturas e comportamentos para a comunicação em sinais. Aspectos linguísticos da Língua de Sinais. Conhecimentos relevantes aos aspectos relacionados à surdez. Reflexos da perda auditiva na leitura, escrita e interpretação da Língua Portuguesa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Parte I – Prática Comunicando em LIBRAS
1 - Sinalizando a comunicação em libras em contextos de:
Alfabeto e numerais dactiológicos
2- Família, pessoas, partes do corpo
3- Cumprimentos, Identificação
4- Calendário/tempo/estações do ano
5- Verbos/substantivos/advérbios/pronomes/adjetivos
6- Cores formas e volumes
7- Animais domésticos e selvagens
8- Lugares/cidades/estados/países
9- Alimentos, Frutas e Legumes
10 - Aspectos gerais sobre a Língua de Sinais
11- Postura e comportamentos para a comunicação em LIBRAS
12- Cinco Parâmetros
- Configuração de mão;
- Ponto de Articulação,
- Movimento;
- Orientação ou Direção;
- Expressão facial e corporal.
13- Classificadores
Parte II – Desenvolvimento Teórico:
14- Conhecendo a surdez e seus mitos
15- Cultura surda - Dificuldade do indivíduo surdo no mundo ouvinte;
16- Histórico da LIBRAS e da educação de surdos;
17- Anatomia e funcionamento do ouvido;
18- etiologia, localização, época, grau e tipo da perda auditiva;
19- Prevenção e diagnóstico da surdez;
20- Recurso materiais e estratégias para trabalhar com o aluno surdo;
21 - Reflexos da perda auditiva no uso da Língua Portuguesa ( L1 x L2 ).
OBJETIVOS:
* Mostrar a real importância da disciplina de LIBRAS, tanto nos aspectos educacionais como legais;
* Levar o discente a se expressar em LIBRAS de forma contextualizada e utilizá-la como ferramenta a ser usada para obter uma comunicação a garantir uma efetiva aprendizagem do aluno surdo;
* Introduzir conhecimentos básicos de sinais, comportamentos e posturas adequadas a serem tomadas na comunicação com o surdo;
* Sensibilizar aspectos psicossociais e culturais na relação entre a sociedade e o indivíduo surdo, enquanto sujeito com uma identidade própria;
* Apresentar e orientar sobre reflexos da perda auditiva que interferem no desenvolvimento e uso da Língua Portuguesa;
* Promover reflexões e discussões sobre a Educação Inclusiva;
* Motivar a conscientização para uma conduta profissional centrada na visão da capacidade de educar todos com sucesso, inclusive aqueles que possuem desvantagens.
METODOLOGIA DE ENSINO:
LIBRAS é a língua sinais utilizada pelos surdos sendo unicamente praticada com as mãos tendo como apoio a expressão facial e corporal. Considerando este pressuposto, as aulas de LIBRAS - serão desenvolvidas de maneira dinâmica, contextualizada e de interação ativa ocupando o próprio espaço da sala de aula, utilizando a movimentação das mãos, expressão facial e corporal dos educandos. Os conteúdos teóricos abordados serão ministrados de forma expositiva pela professora ou pelos grupos de trabalhados formados pelos alunos. As aulas contarão com material de apoio, apostilas de sinais e a utilização de Power point.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
As aulas práticas serão observadas durante todo o período do curso, considerando alguns aspectos: participação, assiduidade, compromisso.
CRONOGRAMA:
ABRIL: DIA 29 – PRESENCIAL
HORÁRIO DAS AULAS: DAS 13h ÀS 17h
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
-QUADROS, R. Muller de. Língua de Sinais Brasileira/Estudos Linguisticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
-COLL, c. et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidade educativasespeciais e aprendizagem escolar.Porto Alegre: Artmed, 1995. v.3. cap.9, p. 171-192.
-PIMENTA, N.; QUADROS, R. M. de. Curso de Libras 1. Rio de Janeiro: LSB Video, 2006.
COMPLEMENTAR:
-PACHECO, J. et al. Curso Básico de Libras. Copuritht, 2008.
-SALLES, H. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para aprática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004. V. I.
-SALLES, H. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para aprática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004. V. II.
-ESMINGER, Judy de, Curso Básico de Libras- Comunicando com as mãos. Mato Grosso do Sul. « http://picasaweb.gogle.com.br/cristalgallo3/APOSTILADELIBAS#»
-PACHECO, Jonas. et al. Curso de Libras. «www.srudo.org.br»
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