VI Jornada de Iniciação Científica da Unijales

A sexta edição da Jornada de Iniciação Científica, Interdisciplinaridade e Pesquisa aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro e teve como objetivo introduzir os estudantes na pesquisa científica e tecnológica, possibilitar que o aluno desde cedo esteja em contato com este tipo de atividade, além de intensificar a qualidade da formação acadêmica.
Organizado pelo professor Dr. Silvio Luiz Lofego, Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, o evento superou as expectativas e recebeu mais de 700 pessoas.
Para os alunos, José Paulo Codinhoto e Marcos Rodrigo Ladeia, a oportunidade de expor um trabalho em um evento realizado pela própria universidade e ser reconhecido, é algo incrível. Receber o apoio dos amigos, familiares, professores e da universidade em que se estuda, faz com que todo este trabalho tenha valido a pena, motivando ainda mais a continuar as pesquisas.
Para o primeiro dia, realizado na 1ª Igreja Batista de Jales, o professor Dr. Fernando Batigália, da Famerp, ministrou a palestra “Estratégias para Redação de Artigos Científicos”. Na sequência, o professor Dr. Elso Drigo Filho, da Unesp, proferiu a palestra “Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos da Produção do Conhecimento”.
No dia 20 de novembro, a Jornada de Iniciação Científica continuou com o Simpósio, no qual alunos que estiveram presentes na Unidade Central da Unijales, apresentaram os resultados de suas respectivas pesquisas. Na mesma noite, foi apresentado um minicurso com o tema “Animais Peçonhentos no Brasil: Clínica e Terapêutica dos Acidentes”, com o professor Ms. Oscar Farina Junior, Biólogo, Mestre pela Unesp-Ibilce. “Participar da Jornada de Iniciação Cientifica da Unijales foi muito gratificante e importante para minha formação acadêmica. Os temas abordados durante as palestras mostraram a importância da pesquisa não só para os futuros docentes como também para os profissionais das demais áreas, uma vez que a Iniciação Cientifica contribui efetivamente para a formação do aluno além de ser o primeiro passo para aqueles que pretendem seguir carreira acadêmica.”, afirmou o aluno do 1º ano de História da Unijales, Tainan Martins.
O professor Jémerson Quirino de Almeida explicou que o primeiro contato com a pesquisa na maioria das vezes se dá por meio da iniciação científica. Com base nisso, os participantes da VI Jornada de Iniciação Científica da Unijales, abriram as discussões da seção 2 – educação, história e cultura. Foi sem dúvidas a melhor seção de comunicação que já participei. Todos engajados com uma proposta bem definida. Uma ótima oportunidade para debatermos teoria, metodologia e didática.