Unijales realiza I Ciclo de Seminários Interdisciplinares das Licenciaturas

Daniel Zilio
Entre os dias 20 e 24 de junho foi realizado na Unijales o I Ciclo de Seminários Interdisciplinares das Licenciaturas. O ciclo teve como tema, "Democracia: Práticas e Cerceamentos da teoria".
O evento propôs a discussão da forma de organização social, visando perceber os momentos de ampliação ou restrição de práticas democráticas nas sociedades. Assim como, aproveitando da conjuntura nacional, aproximar os conteúdos propostos pelas disciplinas ao cotidiano dos discentes, contribuindo para um melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem, além de abranger diversos campos sociais que vão da cultura à política, as Licenciaturas da Unijales, trabalhando de forma interdisciplinar, buscando discutir a formação de espaços democráticos e as formas como trabalhar tal temática em sala de aula.
A programação contou com exposições dos alunos (comunicação de trabalho), apresentações musicais de composições referentes à temática, como o coral formado pelos alunos dos cursos de Artes Visuais, Letras e Geografia da Unijales, organizado pelas professoras Priscila Avelino, coordenadora do curso de Artes Visuais e Tamar Naline Shumiski, coordenadora do curso de Letras; exposição do filme "Batismo de Sangue" e debate sobre a película; mesa redonda composta pelo reitor Professor Dr° Silvio Luiz Lofego, o coordenador do curso de História Professor Me. Aden Lamounier, o Professor Me. Jemerson Quirino e pelo Professor Esp. José Renato Sessino Toledo Barbosa, onde discutiram os caminhos da Democracia até a Constituição Brasileira de 1891. O segundo dia do evento contou com as apresentações orais dos alunos e com a interpretação das músicas "Pra não dizer que não falei das flores" e "Cálice" executadas pelo Coral já citado. Neste dia, o evento contou com a presença das PCNPs da Diretoria de Ensino Maria Virgínia Rosseto e Joana Dark Izaias Ramos.
O encerramento do evento foi marcado com uma palestra intitulada O Professor pode falar?, promovida pela Professora Drª Andréia Militão, docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.