Unijales participa de reunião sobre Programa Ler e Escrever

As coordenadorias dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras, da Unijales, participaram de reunião, no começo do mês de outubro, em Araçatuba, com alguns integrantes do Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE), sobre o Programa Ler e Escrever, que prevê a concessão de bolsas gratuitas aos alunos dos respectivos cursos. De acordo com Maria Angélica Mistilides Polizio, coordenadora de Pedagogia e Sonia Maria Saura, de Letras, uma das responsáveis pelo programa, Eliana Eduardo, explicou aos presentes quais são os trâmites legais para a Unijales firmar convênio com a Secretaria Estadual de Educação e possibilitar a participação dos alunos de Pedagogia e Letras no programa. De acordo com o FDE, o programa Ler e Escrever pretende garantir que até 2010 todas as crianças de até 8 anos matriculadas na rede pública estadual de ensino de São Paulo estejam plenamente alfabetizadas, para que haja recuperação da aprendizagem de leitura e escrita dos alunos de todas as séries do Ciclo I do Ensino Fundamental (EF) A primeira fase do Programa Ler e Escrever teve início em 2007, com a implantação das iniciativas nas escolas da Capital paulista, especialmente com a adoção do Bolsa Alfabetização, a partir do segundo semestre do ano, e com a formação de professores para a implantação do Programa em sala de aula em 2008. O programa promove a capacitação de educadores conjugada às diretrizes, conceitos, formato e materiais de apoio que foram especialmente desenvolvidos para as ações da iniciativa, relacionadas à 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do EF. Para a 1ª série do EF, o Ler e Escrever instituiu o Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, conhecido como Bolsa Alfabetização, que permite a atuação de um aluno pesquisador nestas classes. Além disso, há o material impresso de apoio específico para a série, e a constante formação dos educadores envolvidos. Os alunos pesquisadores são universitários dos cursos de graduação de Pedagogia e Letras indicados por instituições de ensino superior conveniadas. Eles contribuem com os professores regentes das classes de 1ª série auxiliando no atendimento às crianças em processo de alfabetização, na organização das aulas e na assistência aos alunos. O Bolsa Alfabetização forma também uma importante ponte entre o âmbito universitário e a prática em sala de aula. Assim, o projeto, além de atuar efetivamente na melhoria das condições de alfabetização oferecidas às crianças do Estado de São Paulo, contribui para a formação dos futuros professores do Ensino Fundamental.