Terapia Ocupacional realiza sua primeira semana Acadêmica

O curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário de Jales realizou, durante os dias 20 a 24 de maio, a sua primeira semana acadêmica. A primeira turma, sob a coordenação da Profa. Ma. Roselene Cristina Tribioli Iamamoto, pôde compreender o trabalho do profissional, analisando da neuropediatria à reabilitação física e funcional.

A noite inaugural foi marcada por um tema diferente, mas extremamente relevante no cenário atual: “Marketing para Saúde: Estratégias e Canais; Produção de Conteúdo Relevante e Mídias Sociais”, apresentado pelo consultor em Marketing e Inovação do SEBRAE, Guilherme Lui.

Na terça-feira (21), a palestra “Instrumentos de Avaliação Utilizados na Terapia Ocupacional” foi discutida pelas terapeutas ocupacionais Adriana Franzini Seixas e Sinamaira Fernanda Domini Pacheco.

Quarta-feira, 22 de maio, as terapeutas Franciele Mineia de Souza Casale e Vanessa Cristina Afonso dissertaram sobre “Atuação da Terapia Ocupacional na Reabilitação Física e Funcional”, um tema de grande interesse dentro do campo de atuação dos terapeutas.

Adriana e Sinamaira retornaram na penúltima noite para abordar “Os Marcos do Desenvolvimento Infantil”. Ambas, com atuação na reabilitação física e cognitiva, além de síndromes, Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, entre outros, explanaram sobre o assunto.

Na sexta-feira, noite de encerramento, a terapeuta ocupacional Carolina Magaldi de Carvalho falou sobre a “Atuação da Terapia Ocupacional em Neuropediatria e Integração Sensorial de Ayres”. A Integração Sensorial de Ayres é uma abordagem que busca ajudar crianças com dificuldades de processamento sensorial a organizar melhor as informações recebidas pelos sentidos, facilitando assim o desenvolvimento motor, cognitivo e social.

A importância da Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional tem se mostrado essencial no contexto atual devido ao seu papel abrangente na promoção da saúde e do bem-estar. Esse campo tem experimentado um crescimento significativo, refletido pelo aumento na demanda por profissionais qualificados, devido à maior conscientização sobre a importância da reabilitação física e cognitiva, assim como à atuação em diversas áreas como a neuropediatria, a reabilitação funcional, a saúde mental e a geriatria. A Terapia Ocupacional contribui para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diferentes necessidades, promovendo a inclusão e a autonomia.

Com a finalização de sua primeira semana acadêmica, o curso de Terapia Ocupacional do UNIJALES demonstrou seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios da profissão, contribuindo significativamente para o avanço da área.