Serviço Social realiza XI Semana Acadêmica e reúne grandes nomes da área

Daniel Zilio
A agenda de Semanas Acadêmicas dos cursos de graduação da Unijales começou neste mês de maio.
No dia 15, segunda-feira, o curso de Serviço Social, coordenado pela professora Maria Aparecida Moreira Martins, deu início a palestras, debates e mesa redonda com o tema “Na Luta de Classes não há Empates. Resistência sem temer”.
Na abertura da Semana Acadêmica, os alunos do curso de Serviço Social, assistiram a palestra “Direitos Humanos e Direitos Sociais- avanços e riscos de retrocesso na atual conjuntura sócio política no país”, ministrada pela professor Dr. Isael José Santana. Neste dia a palestra foi ministrada no CIEV (Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso) e em seguida os alunos, professores e palestrantes puderam participar de um delicioso coquetel.
No dia 16 de maio, na Unijales, os alunos de Serviço Social participaram de uma mesa redonda com exposição de experiências de Assistentes Sociais egressos da Unijales, representantes da APAE, CRAS, CREAS, Secretaria da Saúde de Auriflama, Santa Casa de Jales, AME de Jales e Lar dos Velhinhos de Jales discutiram o tema “Perspectivas de Trabalho- exposição dos espaços operacionais ocupados”. Um momento de muito aprendizado sobre o assunto.
Palestra e Debate foram apresentados aos alunos na quarta-feira, dia 17 de maio. O tema abordado pelo professor e Filósofo José Renato Cardoso foi “O homem é um ser condenado à liberdade” (Sartre) - A necessidade da ética nas relações cotidianas.
A programação da XI Semana Acadêmica de Serviço Social seguiu com uma palestra ministrada pelo professor mestre Matsuel Martins, que falou sobre “Na Luta de Classes, não há Empate. Resistência sem Temer! ”. Matsuel Martins é mestre em Serviço Social pela Puc de São Paulo, professor no curso de Serviço Social na Unilins de São Paulo.
Para encerrar as atividades da semana acadêmica, na sexta-feira, dia 19 de maio, a coordenadora organizou uma palestra com a professora mestre Fabíola Regina Falcoski, que abordou o tema Serviço Social e os avanços na construção do Projeto Ético Político.