SERVIÇO SOCIAL

O curso de Serviço Social da UNIJALES coloca os alunos em contato direto com a realidade. No início do mês os estudantes do 2º, 3º e 4º anos estiveram no CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social- em Votuporanga e na AACD- Associação de Assistência à Criança Deficiente- em São José do Rio Preto. O objetivo das visitas foi conhecer o trabalho do Serviço Social e contribuir para a formação dos alunos. As visitas fazem parte da programação da disciplina Projetos e Investigação da Prática Profissional I e II, da professora Maria Cristina Cascarano. Na primeira visita, em Votuporanga, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho feito com vítimas de violência doméstica: crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O trabalho com moradores de rua, com adolescentes autores de ato infracional, os serviços de abrigamento de crianças em situação de violação de direitos e o projeto de erradicação do trabalho infantil. Na AACD conferiram o trabalho do Serviço Social que visa contribuir na efetivação dos direitos da criança com deficiência, podendo compreender na prática os aspectos teóricos, metodológicos, éticos e técnicos desse trabalho.