Serviço Social

O Curso de Serviço Social realizou, de 10 a 14 de maior, a V Semana com o tema ?Lutas Sociais e crise de capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político profissional?. A programação, que foi composta por palestras, teve início na segunda-feira, com o professor doutor Ubaldo Silveira que é assistente social, filósofo, teólogo, mestre em Ciências Sociais, livre docente em Serviço Social pela UNESP e professor adjunto do Departamento de Serviço Social da mesma instituição. Ele proferiu a palestra ?O projeto ético-político profissional? e um dos momentos importantes foi a exibição de um vídeo que mostrou algumas ações humanas e suas conseqüências para todo o mundo, fazendo os presentes refletirem sobre essas questões. No dia 11, a palestra ?O trabalho do assistente social em equipes interdisciplinares e o projeto ético-político: o desafio da construção de coletividades? foi ministrada por Fabrício Gobetti Leonardi, graduado em Serviço Social pela UNESP, assistente social da UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo e mestrando em Saúde Mental na mesma instituição. Com a palestra ?Globalização e lutas sociais: o desafio da inclusão social?, Beth Sahão foi uma dos profissionais mais esperadas. Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina, deputada estadual pelo PT e mestre em Sociologia pela UNESP, Sahão ressaltou, entre tantos assuntos, que a exclusão social pode ser vista não somente com os mais desfavorecidos, ela pode acontecer também dentro das empresas e casas. ?Uma mulher de formação acadêmica também pode ser excluída, não recebendo, por exemplo, um salário igual ao de um homem, não tendo o cargo de importância, sendo responsável por todos os serviços domésticos, tudo isso é exclusão, mesmo que essa mulher tenha recursos financeiros?. No dia 13, quinta-feira, o professor doutor Ricardo Lara falou sobre ?A crise do capital e miséria ideológica: os reflexos no Serviço Social?. Ricardo é doutor em Serviço Social pela UNESP e é também professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Para o coordenador do Curso de Serviço Social da UNIJALES, Leandro José de Araújo, ?a semana é um dos momentos mais importantes, pois ela coloca os alunos em contato com a realidade de outras instituições e regiões e com outros profissionais?.