SEMANAS ACADÊMICAS DA UNIJALES: UM ESPAÇO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Rosangela Juliano Bordon Bigulin

Consideradas como eventos institucionais, espaços de integração, interdisciplinaridade, discussão e socialização de conhecimentos científicos, as Semanas Acadêmicas da UNIJALES – Centro Universitário de Jales, começam neste mês de setembro a agitar os alunos dos diversos cursos da instituição.
Organizadas para reunir docentes e discentes em torno de atividades científicas, artísticas e culturais, as Semanas Acadêmicas contam com palestras, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, teatro, mesas redondas, exposições e outras atividades diversificadas que visam o debate sobre temas da atualidade, propiciando um espaço de aprendizagem significativo que vai além dos muros do Centro Universitário.
O curso de História abriu o ciclo das semanas, de 09 a 13 de setembro, na Casa do Poeta e Unidade Central da UNIJALES, abordando o tema: História, Economia e Sociedade no século XXI, contando com a presença de professores da UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Além das palestras, minicurso e mesa redonda, no primeiro dia, o grupo de teatro experimental SEIS4UTRO apresentou a cena performática “O leite nosso de cada dia”, levando a plateia, no final do espetáculo, a aplaudir de pé a performance do grupo.
Na sequência foi realizada a Semana Acadêmica de Administração e Ciências Contábeis, de 11 a 13 de setembro que contou com a presença dos seguintes professores: Marcos Silvério que abordou o tema “Motivando para vencer”, Dr. Lucimar Sasso que discorreu sobre os “10 Segredos para ficar rico” e Dr. Osvaldo Gastaldon que encerrou o evento explanando sobre o tema “Desenvolvimento Pessoal e Profissional”.
A partir do dia 16 de setembro, teremos a VII Jornada de Educação Física que abordará o tema: Paixão por Educação e Saúde. Durante a semana, que será encerrada no dia 20, acontecerão diversos minicursos, como por exemplo: Vivência de Chair Dance, Musculação para a Terceira Idade, Educação Física Inclusiva, Ritmo e Movimento: Atividades Criativas e Expressivas na Escola, todos no Campus da Unidade I UNIJALES/Jales Clube. Para maiores informações acesse o site do Centro Universitário de Jales www.unijales.edu.br . Quem se interessar em participar, pode fazer sua inscrição na secretaria do curso de Educação Física.
No mês de outubro outros cursos terão suas semanas desenvolvendo várias atividades. Estas semanas representam a grande oportunidade para alunos e profissionais da comunidade se inteirarem dos principais assuntos discutidos nas universidades. Você, portanto, que se preocupa com sua educação continuada, fique conectado no site da instituição para poder acompanhar o que cada curso irá programar. Participe e amplie seus conhecimentos.