Semana Acadêmica da Unijales: A história é apaixonante

Com o tema A História em Transe: territórios e descontinuidades, o Curso de História da Unijales realizou a sétima edição da semana acadêmica, de 29 de setembro a 03 outubro. A idéia foi construir uma reflexão sobre o chamado mundo pós-moderno, em que diversas visões de mundos se cruzam dando origem ao transe ou a uma transformação permanente, que ultrapassa as barreiras territoriais. Considerado um dos maiores eventos acadêmicos da região, a Semana de História contou com grandes nomes do pensamento contemporâneo, como a professora de História da Universidade Federal Fluminense, Laura Maciel, que falou sobre o papel da imprensa na construção e sobre o controle da memória coletiva, bem como sobre os riscos que o historiador corre ao usar a mídia como fonte de pesquisa; e também o professor de História da Universidade Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Astor Antônio Diehl, que usou o tema da semana para apresentar sua palestra. De acordo com o professor, as crises significam para a História renovação. Ela é a única ciência que sempre se revigora e seu conhecimento nunca está acabado. ?Sempre estamos retomando o passado para compreendermos o presente e este é o grande barato da História, que fornece caminhos para as inquietações do homem e desse modo, mesmo que pareça um paradoxo, o historiador faz um trabalho racional A História é apaixonante, evolvente e sempre dá visões novas de mundo?, completa Astor. Além das palestras, o evento teve as seções de comunicação de trabalhos de pesquisa em que os jovens pesquisadores apresentaram os primeiros resultados de suas investigações como, por exemplo, a pesquisa sobre os 50 anos da Santa Casa de Jales. Também estiveram na programação: os minicursos que contribuíram para enriquecimento do trabalho acadêmico, o Cineclube e a Mostra Cultural Vidas em Trânsito que contou com a participação dos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública.