Seja Um Herói: campanha de Doação de Medula Óssea mobiliza alunos e comunidade no UNIJALES

Na segunda-feira, 23 de setembro, o Centro Universitário de Jales foi palco de uma importante ação solidária: a campanha de cadastro de doadores de medula óssea, promovida em parceria com o Hemocentro RP - Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis. A iniciativa, aberta à comunidade, ocorreu no Laboratório de Análises Clínicas e teve como objetivo aumentar as chances de encontrar doadores compatíveis para pacientes que necessitam de transplante de medula.

Um dos destaques da campanha deste ano foi a participação dos alunos da primeira turma do curso de Agronomia, que se engajaram de forma expressiva. Além disso, a campanha faz parte do trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos alunos do 2º semestre dos cursos de Biomedicina e Farmácia, sob a supervisão do Prof. Me. Adônis Coelho e da coordenadora dos cursos, Profa. Ma. Kelys Ramos.

Sobre o projeto

O projeto "Seja um Herói" tem uma história profundamente tocante, inspirada pela perda de Claudio José dos Santos de Azevedo, que viu seu filho João Pedro sucumbir à leucemia. Transformando sua dor em ação, Claudio criou o movimento que, desde então, tem incentivado o cadastro de novos doadores. A doação de medula óssea pode ser decisiva para pacientes com leucemia e outras doenças hematológicas, sendo uma verdadeira esperança de cura.

Para o UNIJALES, essa campanha não é apenas um ato de solidariedade, mas também um reflexo do compromisso da instituição com a comunidade. Ao integrar os alunos em iniciativas de impacto social, o Centro Universitário reforça sua missão de formar profissionais comprometidos não só com o conhecimento acadêmico, mas também com o bem-estar social.