Segunda melhor tese do Brasil

?Renda da terra e produção do espaço urbano em Jales?, a tese defendida em 2007 pelo professor da faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados e ex-coordenador do curso de Geografia da Unijales, Sedeval Nardoque, lhe rendeu recentemente a menção honrosa do Prêmio Capes de Teses 2008. O CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, consiste em premiar as melhores teses de doutorado, defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando a qualidade e originalidade dos trabalhos. A defendida por Sedeval conquistou o segundo lugar na área de Geografia. De acordo com o autor do trabalho, trata-se da produção do espaço urbano do município de Jales e a influência regional nessa produção, justamente em função do perfil econômico regional baseado na significativa distribuição fundiária, na diversificação agrícola e no trabalho familiar que retroalimentam o setor de serviços e o comércio na cidade e que propicia o aumento da população residente no município, bem como o surgimento de novos bairros. Sedeval Nardoque contou ainda que a premiação é resultado do desdobramento de sua dissertação de mestrado. ?Compreender a importância regional na produção do espaço urbano em Jales foi o que instigou a pesquisa?. Ele acrescentou dizendo que havia uma grande necessidade de investigar os agentes produtores do espaço urbano e os mecanismos de extração de renda da terra na produção da cidade. ?O grande mérito do trabalho, justamente pelo ineditismo, foi o estudo sobre o regime de enfiteuse (arrendamento perpétuo de terras), que existe na cidade e que propicia a cobrança de laudêmio?. Para o presidente do CAPES, Jorge Almeida Guimarães, a contribuição do professor Sedeval Nardoque será de grande importância para o desenvolvimento e aprimoramento da área e poderá contribuir para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil. A tese ?Renda de Terra e Produção do Espaço Urbano em Jales? concorreu com diversos trabalhos de muitos programas de universidades de renome em todo país, como Unesp e Usp. ?Sinto um grande orgulho em receber esta homenagem, visto que produzir a pesquisa num período em que estava trabalhando e sem bolsa de estudos, não foi muito fácil. Receber a menção honrosa colocou o trabalho entre os melhores do Brasil?, ressaltou o professor, que revelou, ?Acredito que toda a comunidade acadêmica do Centro Universitário de Jales tenha ficado feliz, pois formei-me na Unijales e trabalhei como professor durante 14 anos, portanto isso só demonstra a qualidade do trabalho que é desenvolvido nela.?, concluiu.