Professor da Unijales participa do XXI Encontro Estadual de História

O professor Dr. Silvio Luiz Lofego, da Unijales participou de 3 a 6 de setembro do XXI Encontro Estadual de História que foi organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH) e realizado na UNICAMP. Foi debatido o tema “Trabalho, Cultura e Memória”. Além de acompanhar as atividades do evento como conferências, seminários, fóruns de graduação e mesas-redondas, o diretor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unijales, aproveitou a ocasião para promover o lançamento do seu mais recente livro “A transterritorialidade de São Paulo- A metrópole inventada”, junto a comunidade acadêmica. Logo que chegou ao evento Silvio foi surpreendido com a receptividade da sua colega de profissão, a professora Dra Ana Maria Camargo, da USP, que afirmou já ter adquirido o livro por meio da livraria cultura e aproveitou para elogiar o trabalho, fazendo questão de prestigiá-lo durante o coquetel de lançamento.
De acordo com a coordenadora do evento, Syvia Bassetto, da USP, o Encontro é uma oportunidade ímpar para reunir professores, pesquisadores e estudantes, promovendo um intercâmbio de ideias e experiências sobre tema que põe à prova, mais uma vez, a possibilidade de responder a problemas complexos e plurais que nos são frequentemente submetidos, nos vários ambientes de nossa atuação profissional: da sala de aula das escolas de ensino fundamental, médio e superior ao acervo das instituições de custódia de documentos.
De todos eles partem, a rigor, insumos capazes de tornar férteis e pertinentes as incursões que, por dever de ofício, fazemos em direção ao passado, nesse caminho de mão dupla que se alimenta das contradições do presente.
Dentre os objetivos do evento, cumpre destacar a reflexão sobre o papel do historiador em suas múltiplas possibilidades de intervenção, notadamente nas áreas educacionais, políticas e culturais.