PÓS-GRADUAÇÃO

Além dos 36 cursos que a pós-graduação da Unijales já oferece, a Educação Especial foi uma conquista da direção de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário para este ano de 2011 e, no último sábado de abril, foi iniciada a primeira turma de pós em Educação Especial: deficiência intelectual, na unidade central da Unijales. ?O lançamento do Curso foi um sucesso. As primeiras 50 vagas foram preenchidas e serão abertas inscrições para novas turmas?, comemora o diretor de pós-graduação, Sílvio Luiz Lofego. O curso tem a orientação pedagógica da professora mestre em educação especial Rádila Salles e contará também com participação de mestres e doutores em Educação Especial das mais renomadas universidades brasileiras. Curso aprovado pelo Conselho Estadual de Educação A preocupação com a educação especial vem aumentando a partir do desenvolvimento da consciência de que todas as pessoas têm direito à educação. No contexto internacional, quem apresenta algum tipo de necessidade especial tem o direito a exercer a totalidade dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais consagrados na Carta Internacional dos Direitos Humanos e na Carta das Nações Unidas. Portanto, a Educação Especial, atenta para os princípios de igualdade, liberdade e respeito à dignidade humana, pretende formar professores habilitados e capacitados para atuarem de modo a contemplar as necessidades educacionais especiais do aluno, desenvolvendo dessa forma uma política de educação inclusiva.