População e pacientes do HC participam do "1º Abraço Contra o Câncer"

Douglas Zilio-Jornal A Tribuna
O Hospital de Câncer de Barretos – Unidade Jales por meio do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) realizou na manhã dessa sexta-feira, dia 07 de abril, o primeiro “Abraço contra o Câncer”. Centenas de pessoas se reuniram na área externa do hospital que atende mais de 1.000 pessoas diariamente.
A ação teve como objetivo celebrar o dia mundial de combate ao câncer, que é comemorado no dia 8 de abril, alertar a população sobre a importância da prevenção e de ficar atento aos sinais de câncer. “Para isso, convidamos todos que fazem parte desta história para darmos uma volta no hospital de mãos dadas, abraçando nossa instituição”, disse a gerente administrativa Camila Venturini.
Os alunos do 9º semestre do curso de Fisioterapia da Unijales, fizeram um trabalho de alongamento juntos às pessoas que iriam participar do abraço. A professora Adriana Lourenção Valério acompanhou os alunos. “Promovemos o alongamento para também lembrarmos o Dia Mundial da Atividade Física celebrado hoje sem tirar o brilho da causa principal, o Dia Mundial do Combate ao Câncer, amanhã, dia 8, celebrado com esse lindo ato de união em prol do hospital do amor que cuida tão bem dos pacientes de todo o Brasil”, disse Adriana.
A gerente administrativa do HC Jales ressaltou ainda que abraçar a causa também é uma experiência de amor e solidariedade ao próximo. “Foi muito importante e gratificante a presença de cada um neste dia tão especial para nós”, ressaltou.
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a organização, até o 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, com a doença. Participaram do abraço além de funcionários e colaboradores do HC, representantes da Unijales, Fatec, AVCC, pacientes e a comunidade em geral.