Participante do primeiro vestibular de 1970 fará parte da primeira turma de formandos em Direito

Companheiro de longa data

Presente no primeiro vestibular realizado em 1970, aluno também fará parte da primeira turma de bacharéis em Direito do UNIJALES

Quando dizemos que o bom filho a casa torna, detalhamos bem a trajetória de Oswaldo Pedro da Silva. Natural de Turvinea/SP, o filho de seu José Pedro da Silva e Margarida Duela da Silva escolheu Jales para tornar-se sua morada e nossa instituição para lhe proporcionar aprendizado de qualidade.

No dia 12 de abril de 1970, há 53 anos, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales – FAFICLE realizava seu primeiro vestibular. Para quem não está familiarizado com o nome, a FAFICLE foi o primeiro título dado ao Centro Universitário de Jales. E quem estava presente nesta data, já buscando trilhar seu sucesso profissional? Sim, o Oswaldo, que recebera cinco dias depois o certificado de aprovação do “Concurso Vestibular”, assinado por Ivoni Fustér Corby Soler, secretária da Faculdade e pelo diretor, professor Oswaldo Soler, ambos fundadores da instituição.

E, em 30 de janeiro de 1974, Oswaldo Pedro da Silva participava da Colação de Grau da primeira turma da FAFICLE, concebendo seu diploma seis meses depois devidamente autorizado pela Dona Ivoni Soler; pelo professor Edmundo Alberto Marques, diretor deste período e pelo Dr. Camilo Fernandes Costa, inspetor federal do MEC.

Caminhos cruzados

Engana-se quem pensa que o primeiro encontro de Oswaldo com a família dos fundadores do UNIJALES deu-se apenas na FAFICLE. A história retrocede alguns anos ainda, quando Oswaldo formava-se no Colégio Comercial de Jales, em 1963, obtendo o Certificado de Conclusão do Curso Ginasial assinado pelo casal Soler.

Em seguida, na Escola Técnica de Comércio de Jales, onde cursou a primeira, segunda e terceira série, entre 1964 a 1966, Dona Ivoni também estava lá, perpetuando seu nome em mais um dos documentos escolares. Um ano depois, pelo Instituto de Educação D.ª Leonor Mendes de Barros, Oswaldo recebia o atestado de conclusão do Curso Colegial de Formação de Professores Primários. Neste, Wanda Fustér Figueiredo, tia dos atuais mantenedores, deferiu o referimento dos exames de adaptação.

Primeira turma de Direito do UNIJALES

Cinco décadas depois, nosso companheiro de longa data presencia mais um feito histórico, sendo um dos protagonistas de uma narrativa que começou há pouco ser construída. Oswaldo Pedro da Silva termina 2023 como bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Jales. Desta vez, quem perpetuará sua assinatura no novo diploma será o atual reitor, Oswaldo Soler Junior, mantendo o legado de seus pais, Ivone e do professor Oswaldo Soler.

“Vemos a diferença que fazemos na vida das pessoas quando um amigo de longa data trilha praticamente toda a sua trajetória sob nossa direção. É gratificante demais! A alegria de receber em nossa casa quem já passou por ela há décadas e o imenso orgulho em fazer parte da mais recente formação do Oswaldo”, dissertou emocionado o reitor do Centro Universitário de Jales, Oswaldo Soler Junior.