Palestrante do Rio de Janeiro participa de Semana Acadêmica dos cursos de Licenciaturas

Entre os dias 25 e 29 de setembro, foram realizadas as semanas acadêmicas dos cursos de licenciaturas de História, Geografia, Letras, Artes Visuais, Matemática e Biologia.

Em comum, as essas semanas tiveram a abertura do evento, que inspirada no centenário da Revolução Russa, promoveram uma palestra sobre o pensador Russo Vigotski, ministrada pela professora doutora Maria Silvia Santana. A palestra abordou a proposta revolucionária, desse importante pensador, abordando a formação do novo homem para uma nova sociedade. Na terça-feira, História, Geografia e Artes Visuais permaneceram juntos e puderam acompanhar a excelente palestra do professor doutor Aden Assunção Lamounier, da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacando a vida e a obra da artista revolucionaria Tina Modotti. Na mesma noite os alunos assistiram a palestra a palestra “Libertação e Totalitarismo sobre a Revolução através de quadrinhos”, ministrada pelo professor doutor, Alex Assunção Lamounier. Na quarta e quinta-feira, os cursos de História e Geografia apresentaram uma mesa redonda, coordenadas pelos professores Léo Huber e Eliana Menossi, aprofundando o tema da Semana de ambos os cursos “Estado, sociedade e cultura no centenário da Revolução Russa”. Com a participação de docentes dos cursos de história e geografia e convidados especiais como o professor Jémerson Quirino de Almeida, doutorando pela UFMS e o professor Luiz Antônio Alberti, doutorando pela UNICAMP. Vale ressaltar que a tarde de quinta-feira, dia 28 de setembro, foi dedicada a secção de comunicação de produção científica de estudantes de História da Unijales e UEMS. Neste sentido, as semanas acadêmicas se destacaram pelo alto nível das discussões e pelo aprofundamento da temática produzido durante os encontros. A articulação entre coordenação, professores e estudantes produziram uma semana extremamente enriquecedora e fomentou a excelência acadêmica do Centro Universitário de Jales.

Os cursos de Ciências Biológicas, coordenado pelo professor Oscar Farina, realizou o ciclo de palestras nas dependências da Unijales. Uma semana de muito conhecimento, com grandes nomes da área.

Na sexta-feira, os alunos dos cursos de licenciaturas participaram da festa de confraternização, na Chácara do professor Domingos, com o show do cantor Adriano Amendola.