Padre Eduardo Lima ministra palestra sobre a Missão UNIVIDA aos alunos do UNIJALES

A noite de quarta-feira, 29 de março, permeou momentos de reflexão, sabedoria e humanização para os alunos do Centro Universitário de Jales. o padre Eduardo Lima, coordenador Diocesano de Pastoral, presidente e fundador da Missão UNIVIDA ministrou a palestra “Missão UNIVIDA e a Questão Indígena no País”. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Jales sob a organização do diretor de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego.

Eduardo buscou abordar diversas questões que englobaram acontecimentos desde a chegada dos europeus à América do Sul, traçando uma linha cronológica resultante nos inúmeros problemas que povos originários, que, por muitos séculos foram e ainda são chamados erroneamente de indígenas, enfrentam até os dias atuais.

Para transmitir conhecimento, O fundador da Missão optou pelo caminho da humanização ao dialogar com o público sobre a situação de diversos povos localizados no Brasil e em outros países da américa latina, delineando causas e consequências, dialogando sobre o ato de maior força dentro da missão, que é o de proporcionar amor ao próximo.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi quando Eduardo citou Deus durante a palestra, o que gera uma curiosidade aos estudantes no contraponto religioso e missionário. O padre revelou que não se comunica com os atendidos por palavras relacionadas à Deus, mas coloca-o em todas as suas ações, transmitindo a verdadeira essência representada em seu coração.

Voltado para alunos da área da saúde, a palestra ressaltou a importância do trabalho voluntário, de acolher quem mais precisa, e que, independentemente da formação que o aluno busca, toda benfeitoria é necessária e aceita, já que há muito a ser feito no processo.

Missão UNIVIDA – 2023

A 12ª edição da Missão UNIVIDA será realizada entre os dias 14 e 21 de julho deste ano. A ação será na reserva de Dourados, no Mato Grosso do Sul e busca incentivar universitários a participarem, colocando tudo que aprenderam em prática para auxiliar os povos originários. A troca é mútua, um aprendizado que estende e ultrapassa as barreiras do cuidado, recebendo amor consequentemente.

Para o diretor de Pesquisa e Extensão do UNIJALES, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, tais projetos são necessários e proporcionam uma experiência ainda maior na área da extensão, já que o trabalho além do profissional traz consequências positivas na graduação, gerando mais empatia, sensibilidade ao mostrar realidades díspares das mais próximas de convívio. É o momento de olhar e perceber a necessidade de conhecer além do que está ao redor dos discentes, e projetar-se e ver a diferença que todo o conhecimento adquirido durante o ensino superior pode fazer a quem mais necessita.