Mais de 1500 candidatos realizaram prova do ENEM na Unijales

Foi realizado no último final de semana em todo país o ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio, que tem por objetivo avaliar os estudantes de escolas públicas e particulares, além de ser um dos critérios para selecionar candidatos no vestibular.
Em Jales, quatro locais receberam aproximadamente 3 mil candidatos para a prova: Unijales, IEP-Instituto Educacional Profissionalizante, Escola Estadual Dr. Euphly Jalles e ETEC Jales. A maior parte dos alunos que realizaram o Exame se concentrou na Unijales, que recebeu 1600 inscritos.
Esse tipo de prova não avalia apenas o aprendizado de conteúdos básicos. O foco é analisar as competências e habilidades que o aluno domina, como interpretação de textos e gráficos, além de verificar se o aluno está apto em argumentar, solucionar problemas práticos e cotidianos e apresentar ideias bem estruturadas.
No sábado, 3 e no domingo,4, por volta das 11h30, antes da abertura dos portões, vários alunos já se aglomeravam na frente do acesso principal à Unijales, enquanto que funcionários, coordenadores e professores da faculdade distribuíram brindes aos candidatos.
Ao meio dia os portões foram abertos para a entrada dos alunos e fechado rigorosamente às 13 horas. No sábado a prova terminou às 17h30 e no domingo, com cinco horas e meia de duração, em função da redação, terminou às 18h30.