Janeth Arcain, ex-jogadora de basquete da seleção brasileira ministra palestra na Unijales

Daniel Zilio
A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, Janeth Arcain, campeã mundial de basquete pela seleção, em 1994, tetra campeã da WNBA, esteve em Jales na última terça-feira, dia 22 de setembro.
Janeth Arcain ministrou palestras na Escola Estadual Dr. Euphly Jales e no Ginásio Poliesportivo Cristovan Soler, na Unijales, sobre o projeto “Eu me Movo”, que está em sua 3ª edição e vai acontecer entre 19 e 27 de setembro.
Move Brasil é uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esportes em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social.
A campanha foi criada em 2012 pelo Sesc, pelo Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços, os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica e a Associação Internacional de Esportes e Cultura e busca organizações, empresas e pessoas interessadas em levar esportes e atividades físicas para a rotina dos brasileiros de todas as idades.
Janeth Arcain ainda falou para alunos do curso de Educação Física, professores, funcionários e atletas sobre sua vivência no esporte.
A jogadora é a terceira maior pontuadora do Brasil, tendo acumulado 2247 pontos em 138 jogos. Defendeu 11 times ao longo de sua carreira, tendo duas equipes estrangeiras. Na Espanha ela vestiu a camisa do Ros Casares Valencia e nos Estados Unidos, do Houston Comets. Foi nesse último que ela conseguiu o feito de quatro títulos da WNBA.
Foi com sua superstição de pisar na quadra primeiro com o pé direito que ela chegou ao topo. Janeth jogou ao lado de Magic Paula e Hortência e juntas conquistaram as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta e de bronze nas Olímpiadas de Londres.
Após 24 anos de carreira, Janeth se despediu das quadras e da seleção com a prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. Hoje ela é técnica da seleção brasileira feminina sub-19 e faz parte da comissão técnica, tendo levado a seleção sub-15 ao ouro no Campeonato Sul-americano, no Equador. A ex-jogadora da seleção ainda administra o Instituto Janeth Arcain, que desenvolve trabalhos educativos para crianças e jovens.
Após sua palestra na Unijales, Janeth jogou basquete com os alunos do curso de Educação Física e tirou fotos com os fãs.