IX SEMANA DE HISTÓRIA

A IX Semana de História, realizada de 27 de setembro a 1º de outubro, alcançou sucesso em toda a programação. Tendo como tema Música, a semana foi uma mistura de saudosismo, variedade e atualidade acrescida de muita informação, diversificação e criatividade em relação às atividades oferecidas, principalmente por fazer da Rodoviária de Jales um espaço cultural. Durante cinco dias a unidade central da UNIJALES, o Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, a Casa do Poeta, o anfiteatro da ACE, o Espaço Cultural Rodoviária e a Quadra Poliesportiva da Unijales foram os espaços para: Mostra Cultural ?Musicando com Cores e Formas?, do artista plástico Leo Pupim; apresentação musical ?Temas e estilos? com o maestro Edivaldo da Orquestra Municipal e performance ?Lady Gaga? sob o tema Mundo Pop; conferência ?Uma História do Samba e do Carnaval: urbes, identidade e imaterialidade? com direito a uma Roda de Samba com a professora doutora Fabiana Lopes da Cunha da USP/UNESP; cineclubes; comunicação de trabalhos; oficina ?A memória da MPB por meio da História Oral? com o professor mestre Ricardo Santhiago (doutorando/USP); mesa redonda ?Nas Ondas do Rádio. Os minicursos e as palestras também fizeram parte do cronograma: a ?Discoteca Pública Municipal de São Paulo: um projeto modernista para a música Nacional? de Fernanda Nunes Moya; ?Música e Ensino de História?, com a professora Fernanda Nunes Moya; ?A gente não sabemos escolher presidente: notas, acordes e reflexões sobre o rock brasileiro dos anos 80?, com o professor mestre Paulo Gustavo da Encarnação; ?Vermelho Sangue: O comportamento do artista moderno em época de guerra? com Bruno Gustavo Muneratti; ?Guitarras e pincéis: escrevendo a História a partir da Arte? com os professores Paulo Gustavo da Encarnação e Bruno Gustavo Muneratti e ?Uma História do Clima: entre conceitos e preconceitos? com o professor Luis Fernando Tosta Barbato. E o encerramento foi bastante esperado! Em parceria com a Prefeitura de Jales, o Curso de História realizou o 1º Festival de Bandas Regionais e a Banda Lossotros veio de São Paulo especialmente para abrir o evento. ?É interessante ressaltar a organização do evento, o alto nível das atividades, a receptividade por parte dos alunos, a inovação ao encerrar a semana com o festival de bandas e a proposta de criar espaços alternativos para a cultura local?, finaliza o coordenador do Curso, Sílvio Lofego.