História de superação: aluno portador de necessidade especial cola grau em Educação Física

Acessibilidade é permitir que qualquer pessoa, independente de ser portador de alguma necessidade especial, seja cidadão. Por esse motivo e por muito amor, doação e dedicação, Aparecida de Castro matriculou-se no curso de Educação Física da Unijales para poder acompanhar de perto a vida acadêmica de seu filho Luiz Fernando Muniz de Castro que apresenta seqüelas motoras, mas que superou todos os obstáculos e colou grau no ultimo dia 16 de dezembro, em cerimônia emocionante realizada no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Lopes Ferraz, comovendo amigos, familiares, direção, professores e funcionários da instituição.
Aparecida é detentora daquele tipo de amor capaz de transformar a história da humanidade. Ao dar a luz, percebeu que Luiz Fernando teve paralisia cerebral leve com causa não identificada pela equipe médica. O desenvolvimento de seu filho foi mais lento que de outras crianças de sua idade, fazendo com que ele começasse a dar seus primeiros passos apenas aos 10 anos, após seis anos realizando tratamento de equoterapia.
Orientada por médicos a não matricular o filho na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Aparecida sempre acompanhou a vida escolar de Luiz Fernando, fato que permitiu ao garoto concluir o ensino fundamental e médio em escolas regulares. "Sempre contamos com o apoio de amigos e professores, apoio psicológico e físico. Lembro-me que em eventos culturais na escola os amigos ficavam encostados na parede para que o Luiz Fernando pudesse ficar em pé sozinho para ser fotografado ao lado das outras crianças".
Todo o empenho da mãe Aparecida e a determinação de Luiz Fernando fizeram com que aos 18 anos ele prestasse vestibular e fosse aprovado no curso escolhido. "Como toda mãe, sempre quis que meu filho cursasse uma faculdade, mas me preocupei ao saber da opção pelo curso de educação física e decidi me matricular com ele para poder acompanhar de perto e incentivar meu filho", disse Dona Aparecida que acrescentou: "Apesar da minha idade, das viagens de General Salgado, cidade onde moramos, até Jales, e do esforço físico e mental, isso tudo que estamos vivendo hoje é motivo de alegria, felicidade e sinônimo de superação e determinação".
De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física, Viviane Kawano Dias, apesar de o aluno ter limitações para escrever e mostrar-se frágil em algumas atividades devido aos problemas de locomoção, Luiz realizou todas as provas escritas e práticas ao longo do curso e foi um dos melhores alunos de Educação Física. "Fernando é a evidência de que as universidades e instituições de ensino devem estar preparadas para receber e oferecer ensino de qualidade a alunos portadores de necessidades especiais. A colação de grau de Luiz Fernando prova que a Unijales está preparada para isso", concluiu Viviane.

Daniel Zilio-Assessor de Imprensa