Grupo de Estudos

A partir da constatação de que o cotidiano, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, está sendo afetado pela tecnologia e pelo fato de que as relações sociais se aprofundaram por meio das novas mídias, o Curso de História da Unijales criou um Grupo de Estudo para debater as Linguagens Tecnológicas e Cultura Midiática: Prática Pedagógica em Perspectivas e Desafios. ?Estamos vivendo um novo momento da história e para isso o educador precisa adaptar-se a ele?, afirma o coordenador do Curso, Silvio Luiz Lofego. No sábado, dia 20 de março, a partir das 14 horas, 20 pessoas, entre alunos e professores, estiveram em um dos laboratórios de informática da Unidade Central da Unijales para a 1ª Reunião: cinema na sala de aula, sob a orientação da professora mestre em História pela UNESP de Assis, Andréa Puydinger de Fazio, que veio de Catanduva para o encontro. Entre tantas questões apresentadas e discutidas, Lofego ainda observou, ?outro ponto relevante para idealização do grupo foi a experiência, principalmente em cursos lato sensu, em que verificamos uma grande dificuldade dos estudantes da área da educação em lidar com os recursos oferecidos pela internet?. Por se tratar do primeiro evento, foi destacado ainda o grande interesse dos participantes, que de maneira descontraída, debateram alguns assuntos como a constituição do cinema numa fonte rica para história que pode ser explorada de diversas maneiras. A conclusão foi unânime ?cabe ao historiador compreender que o filme tem uma linguagem própria e que sua leitura pode oferecer uma compreensão bastante instigante sobre a história?.