Geografia

Alunos no Curso de Geografia estiveram na maior caverna do Estado de São Paulo. Acompanhados do coordenador Evandro César Clemente e das professoras Célia Zerbato e Eliana Menossi da Silva Floriano, os estudantes visitaram a Caverna do Diabo, localizada no município de Eldorado, dentro do Parque Estadual de Jacupiranga. As atividades de campo são importantes, pois permitem desenvolver habilidades e destrezas no manejo de instrumentos e técnicas de amostragem; propiciar a formação de equipes interdisciplinares de trabalho; estabelecer boas relações de trabalho entre os participantes da atividade; coletar informação ?in situ? para a obtenção de um produto científico; promover a autonomia do estudante na hora de desenvolver as atividades no campo e, por conseqüência, na investigação; desenvolver a capacidade de observação, análise e síntese; despertar inquietudes até o estudo da disciplina e o desenvolvimento da investigação; desenvolver no estudante a capacidade de apresentar novas situações problemáticas em torno de um tópico e resolver problemas e valorizar o produto da dinâmica do planeta. Sabendo, portanto, da relevância dessa visita para o curso de Geografia, os professores envolvidos empenharam-se para proporcionar aos alunos um bom aproveitamento dessa atividade pedagógica. Assim valorizaram elementos e/ou aspectos da realidade espacial que não podem ser encontrados na região de Jales, e que não fazem parte da vivência cotidiana dos nossos alunos. Com isso, eles foram colocados em contato na prática com fenômenos/elementos até então conhecidos por eles apenas na teoria, contribuindo assim para enriquecer a sua formação. E o roteiro incluiu visitas à Caverna do Diabo, ao Quilombo de Ivaporunduva, ao mar, aos ecossistemas costeiros, como o mangue, além da Mata Atlântica e do patrimônio histórico ostentado na arquitetura colonial das cidades daquela região. A Caverna do Diabo A Caverna do Diabo também é conhecida como Gruta da Tapagem. De formação cárstica, a rocha calcária foi ?modelada? pelos processos do intemperismo por 600 milhões de anos e deu origem à caverna e a todos os espeleotemas que lembram figuras da realidade externa.