Funcionários da Unijales participam do manifesto "Tabela SUS, Reajuste Já"

Numa grande mobilização de protesto, cerca de 400 manifestantes entre representantes de associações de classe, escolas, médicos, estudantes, autoridades, funcionários do comércio e da Santa Casa de Jales, participaram na manhã do dia 10 de outubro de uma passeata pelo reajuste de 100% da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).
Usando camisetas pretas com a frase “Tabela SUS, Reajuste Já!”, os manifestantes deram início a caminhada com saída da Praça da Catedral, percorrendo a Avenida Francisco Jalles até o Banco do Brasil e voltando ao ponto de partida. A ambulância da UTI móvel e do SAMU acompanharam a caminhada em sinal de apoio, juntamente com um carro de som que anunciava o objetivo da ação. O protesto também teve a colaboração dos comerciantes que fecharam meia porta de seus estabelecimentos durante a passeata.
Para o provedor José Pedro Venturini, a união de todos pela causa é a melhor alternativa para chamar a atenção dos governantes para a difícil situação financeira em que se encontram as entidades. “Os hospitais e a comunidade precisam pressionar as autoridades para que possa haver uma mudança de fato, ou essa triste realidade tende a piorar prejudicando muito o atendimento à saúde”, ponderou. Só para se ter uma ideia, um dado divulgado pela Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Entidades Filantrópicas da Câmara dos Deputados aponta que a cada R$100,00 gastos com pacientes internados pelo SUS, apenas R$65,00 são pagos pelo sistema público.
O movimento “Tabela SUS, Reajuste Já!” foi adotado por mais de 80 Santas Casas do Estado de São Paulo, tendo adesão até por entidades de outros estados. A ação foi realizada simultaneamente em cada município com o objetivo de atrair a atenção dos governantes para a difícil situação enfrentada pelo setor no Brasil.
Nos próximos dias a FEHOSP deve entregar à Presidência da República, um documento pedindo o reajuste de 100% da Tabela SUS para os procedimentos ambulatoriais e hospitalares e a resolução, por parte do Governo Federal, das dívidas já constituídas pelos hospitais em decorrência da defasagem da tabela.
Vivian Curitiba