FISIOTERAPIA

A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas, através do uso de agentes físicos e mecânicos. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. É por esse motivo que já no 1º ano do curso, os alunos visitam o Centro de Convivência do Idoso ?João Guisso?, a Clínica Escola da Unijales. E foi isso que aconteceu em uma das aulas de Fundamentos Históricos da Fisioterapia, ministrada pela professora mesre Jôse Luiza Botton Nunes, durante o estudo da evolução histórica da Fisioterapia e a fundamentação metodológica, numa abordagem crítica das ciências e dos recursos que instrumentalizam a ação da prática fisioterapêutica generalista. ?Proporcionamos aos nossos alunos, desde o início do curso, conceitos sobre a profissão. Nos preocupamos com os conhecimentos teórico-práticos, para tanto dispomos dos Laboratórios Didáticos da Unidade Central, como o Laboratório de Eletro, Termo, Fototerapia e Recursos Terapêuticos Manuais; Laboratório de Microscopia; Laboratório de Anatomia Humana; Laboratório de Cinésioterapia e Mecanoterapia e Laboratório de Fisiologia Cardio-respiratória?, explica Jôse Botton, que também é coordenadora de Fisioterapia, e que conclui, ?junto a tudo isso, possuímos a unidade de atendimento, prestando sessões de fisioterapia gratuita a população através da Clínica Escola, uma parceria entre a instituição e a prefeitura Jales, onde os alunos complementam suas atividades práticas e realizam os estágios curriculares, assim como a realização de estágios através de convênios firmados com a Santa Casa de Misericórdia de Jales e o Lar dos Velhinhos ?São Francisco de Paula?. A primeira visita ocorreu no final do mês de abril.