Educação Artística

?Instalação? é uma manifestação artística na qual a obra é composta de elementos organizados em um determinado ambiente. A disposição desses elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Uma das possibilidades do trabalho é provocar sensações como o frio, calor, som, odores ou algo que simplesmente chame a atenção do público ao redor. Essas definições referem-se ao projeto batizado de Instalação, desenvolvido pelo aluno do curso de Educação Artística da Unijales, Leonardo Pupim, que também é professor de Artes do Centro Educacional Pingo de Gente de Estrela D?Oeste. A exposição vinha sendo planejada por Leonardo desde o início do segundo bimestre deste ano e, agora, em parceria com alunos do 1º ano do Ensino Médio, foi colocado em prática. ?É preciso unir a obra de arte ao próprio espaço em que é exposta. Não é a habilidade de desenhar, pintar ou esculpir que é valorizada neste projeto, mas a de instalar-se no espaço, produzindo efeitos sensoriais no público?. O objetivo do projeto ?Instalação? é fazer com que os alunos entrem em contato com as propostas de arte contemporânea, a fim de compreendê-las e produzi-las. ?O aluno também deve perceber que a arte já não é apenas a pura representação da beleza, ao contrário, muita obra de arte é um belo horror?, acrescentou Leonardo. Integrar a escola aos novos tempos é uma necessidade e um dever de quem atua nela já que organizar eventos como esse, com determinação, diálogo e ética, torna-se um diferencial e garante uma sólida formação de cidadãos e profissionais numa sociedade competitiva. Leonardo Pupim ainda coordena um outro projeto, a exposição de fotografias ?Zoom?, no qual retrata coisas simples de um ângulo onde a imagem se transforma em arte, tudo feito com a utilização de uma simples câmera digital. Esse trabalho foi exposto durante a Semana Acadêmica de Educação Artísticas da Unijales e divulgado no site da instituição. Suas atividades não param por ai. No mês de agosto, a exposição continua no Shopping Center Fernandópolis e uma de suas 17 fotos estará concorrendo ao Prêmio Porto Seguro, de São Paulo, na categoria Pesquisas Contemporâneas.