DOUTORADO

A Unijales conta com mais um doutor! O professor mestre Márcio Antonio Hirose Fedichina, coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário de Jales foi aprovado, no dia 4 de agosto, na defesa de sua tese na Faculdade de Economia, Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). O título e o tema da tese “O Relacionamento Colaborativo na Cadeia de Suprimentos: experiência vivencial com o uso simultâneo de dois simuladores no Jogo de Empresas" foram bem aceitos pela banca avaliadora, composta por três professores da USP, um da FGV e outro da UNICAMP. Unânime, a banca indicou que houve uma contribuição relevante e inédita ao tema sobre Jogos de Empresas, inclusive com a proposição de novos estudos e perspectivas a serem investigados. A defesa durou aproximadamente 4 horas e durante esse tempo, Márcio teve a oportunidade de apresentar uma nova proposta de aprendizagem entre a teoria e a prática, presentes em um jogo de empresas. A tese defendida mostrou que o uso simultâneo de dois simuladores numa mesma simulação permitiu a imersão dos participantes em um novo contexto de reflexão sobre a gestão de empresas, criando um ambiente propício à melhoria da qualidade do ensino e ao melhor preparo profissional. Márcio mal recuperou o fôlego e já planeja uma continuidade dos assuntos sobre o tema, num possível pós-doutorado.