Diretora de Graduação da Unijales participa do 1º Congresso Internacional de Eduacação

No dia 24 de julho, a Reitora da Unijales Maria Christina Fuster Soler Bernardo e a Diretora de Graduação, Rosangela Juliano Bordon Bigulin, participaram da Cerimônia de Abertura do 1º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, cujo tema foi “Formação de Professores: Ética e Práticas na Educação”. Participaram também da abertura do Congresso o Deputado Estadual Carlão Pgnatari (PSDB) e diversas autoridades do setor educacional, entre os quais o representante da Secretaria Estadual da Educação, João Freitas, a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoy, o professor Francisco Aparecido Cordão, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, o reitor do Instituto Federal de São Paulo, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, o presidente da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) e Alberto César de Caires, prefeito do município de Álvares Florence.
O Congresso foi realizado no Votuporanga Clube com Palestras e Mesas Redondas e na UNIFEV, oficinas, sendo uma iniciativa do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo- ADE Noroeste Paulista e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo- IFSP, Campus Votuporanga. O evento contou com a presença de mais de mil participantes em palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos inscritos. O público foi formado, principalmente, por profissionais da educação, alguns alunos dos cursos de licenciaturas do IFSP e convidados de 34 municípios da região Noroeste.
No dia 27, sexta feira, dia do encerramento, a Professora Ms. Rosangela Juliano Bordon Bigulin representou a UNIJALES na mesa redonda que versou sobre o tema “Educação Inicial e Continuada de Professores”, com a presença de representantes de outras instituições da região e professores, Dr. Mozart Neves Ramos, doutor em Química pela Universidade de Campinas (1982) e Pós-Doutorado em Química pelo Politecnico de Milano (Itália – 1988); Dr. Luiz Carlos de Menezes, Bacharel em Física pela USP (1967), mestre em Física pela Carnegie Mellon University e Pós-Doutorado pela Universitat Regensburg (1974) e Drª Bernardete Angelina Gatti, Pedagoga formada pela USP (1962), doutora em Psicologia pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (1972), com Pós-Doutorados na Université de Montreal e na Pennsiylvania State University.
Abordando temas polêmicos como “Ausência de uma política de carreira atrativa para o magistério”, “Desvalorização do docente”, “Falta de professores no mercado de trabalho”, “Desinteresse entre os jovens pela carreira do magistério”, “Ausência de legislação que defina com clareza atribuições e responsabilidades do governo para com a educação”, entre outros temas de relevância, o congresso foi encerrado com a realização da mesa redonda, com uma certeza, como afirma a Professora Rosangela: “Para haver a discussão sobre a criação de novos projetos para a Educação Inicial e Contínuada de Professores e para a Educação de modo geral, primeiramente o governo tem que ter projetos eficazes para atrair jovens para essa profissão, pois, na maioria das Universidades, Centros Universitários e Faculdades, os bancos das salas de aulas dos cursos de licenciatura estão vazios”.