Curso de Pedagogia do UNIJALES promove palestras em comemoração ao Dia do Pedagogo

Na segunda-feira, 20 de maio, o curso de Pedagogia do UNIJALES celebrou o Dia do Pedagogo com o evento "Pedagogia: A Arte de Educar". A noite contou com palestras enriquecedoras que abordaram temas relevantes para a formação dos futuros educadores.

O primeiro palestrante foi Alexandre Aparecido Bernardes, que tratou do tema "Felicidade: Uma Escolha ou Uma Conquista?". Alexandre destacou como a felicidade pode ser uma ferramenta importante para lidar com as adversidades diárias que muitas vezes levam ao pessimismo, à tristeza e à insegurança. Ele explicou que, embora a felicidade não seja um estado constante, é possível cultivá-la, o que pode melhorar tanto a vida pessoal quanto a profissional. A palestra apresentou estudos sobre a ciência da felicidade, mostrando como momentos felizes podem desenvolver habilidades valorizadas no mercado de trabalho, como inteligência emocional e atitudes positivas.

Em seguida, Suéllen Karla Pedro Silva abordou "Musicalização na Educação Infantil: Construindo Saberes". Suéllen utilizou sacolas e colheres em uma atividade dinâmica, onde os alunos formaram uma grande roda no ginásio Poliesportivo Cristóvam Soler. A prática mostrou como a música pode ser uma ferramenta eficaz na educação infantil, promovendo a interação e a aprendizagem de maneira lúdica.

Os alunos do curso de Educação Física também participaram do evento, contribuindo para um ambiente de troca de conhecimentos e experiências.

Além do conceitual

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância de uma educação que vá além dos conteúdos tradicionais. A formação dos futuros profissionais deve incluir educação socioemocional, que envolve autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades sociais e tomada de decisão responsável. Em tempos de adversidades, essas competências são fundamentais para preparar os alunos para os desafios dentro e fora do ambiente escolar.