CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Cerca de 400 pessoas participaram da Convenção Regional de Contabilistas, Empresários e Estudantes da Contabilidade de Araçatuba. O evento, reconhecido para fins de Educação Profissional Continuada (Resolução CFC nº 1.146/08), foi promovido pelo CRC SP em parceria com a Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo) e o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo). Profissionais, estudantes e empresários de cidades próximas a Araçatuba como Jales, São José do Rio Preto, Birigui, Marília e Andradina também estiveram presentes na platéia. Com o tema ?Contabilidade: Linguagem Universal dos Negócios?, o evento reuniu importantes personalidades do universo contábil e político da região. O presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento; o prefeito de Araçatuba, Cido Sério; o vice-presidente da Fecontesp, José de Souza; a presidente do Sicoara (Sindicato dos Contabilistas de Araçatuba), Aldines Aparecida Silva; o delegado regional do CRC SP em Araçatuba, Marco Antonio de Campos Salles, e o diretor do Sescon-SP, sub-regional de Birigui, Pedro Luís Gracia, integraram a mesa solene. Estavam presentes também delegados do CRC SP, presidentes de Sindicatos dos Contabilistas e diretores regionais do Sescon-SP. A presidente do Sicoara, Aldines Aparecida Silva, iniciou a solenidade destacando a importância da Convenção para o segmento contábil. ?A profissão vive um momento histórico, exigindo do profissional uma visão de responsabilidade social e um planejamento estratégico no âmbito público e privado?, afirmou. Para o prefeito Cido Sério, realizar eventos regionais é importante, pois, além de oferecer um conteúdo educativo, proporciona e oferece ferramentas de intervenção na sociedade. ?A Contabilidade tem uma função relevante no mundo globalizado, principalmente no setor público?, garantiu. Representando cerca de 141 mil Contabilistas no Estado de São Paulo, o presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, destacou o momento oportuno da Convenção em Araçatuba, que se realiza num ano de mudanças para a Contabilidade, com a aplicação das IFRS (International Financial Reporting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade), Nota Fiscal Eletrônica e o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital). Para os estudantes de Jales, João Donizete Júnior e Fábio Marques Baião, alunos do Curso de Ciências Contábeis da Unijales, esses eventos sempre agregam novos conhecimentos e uma nova visão estratégica que contribuem para a trajetória estudantil e profissional. Para João Donizete, o evento foi motivador, com palestras que abordaram temas de forma dinâmica e objetiva.