Centro de Convivência do Idoso ?João Guisso?

Um projeto iniciado pelo curso de Fisioterapia da Unijales, através da coordenadora Jôse Luiza Botton Nunes, em junho de 2008, que em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, com o então atual secretário Paulo Mariani, e a assinatura do convênio, em novembro do mesmo ano, resultaram no Centro de Convivência do Idoso ?João Guisso?, inaugurado no dia 30 de abril, às 17 horas. Com o atendimento prioritário aos idosos, a clínica, que envolve os cursos de Fisioterapia a e Enfermagem do Centro Universitário de Jales, atenderá também pacientes pediátricos, infanto juvenis e adultos. A obra foi realizada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e recursos próprios do município. Para a Unijales, coube a montagem da estrutura: aparelhos, equipamentos, móveis, alarme, a manutenção mensal do prédio, a contratação de profissionais, além dos alunos para estágios. Todos os pacientes atendidos pelo serviço de Fisioterapia serão encaminhados pelo SUS, pelas unidades de atendimento de saúde, vinculadas à Secretaria, e terão auxílio no tratamento de reabilitação já oferecido pelo município. Já os serviços de Enfermagem estão voltados para consultas, curativos, inalações, exames das mamas e coletas para os exames de Papanicolau, avaliações do crescimento e desenvolvimento de crianças, além de grupos de orientações a população sobre programas de promoção da saúde através do próprio Ministério. De acordo com a coordenadora Jôse Botton, os pacientes receberão atendimento individualizado dos alunos estagiários da Unijales supervisionados por docentes. Para começar algum tratamento será necessária uma avaliação inicial seguida da reabilitação e da alta fisioterapéutica. Os acompanhamentos ocorrerão nas fases aguda, sub agudas e crônicas de doenças nos setores de: ortopedia, neurologia e cinesiologia. ?Já pensamos no futuro e nosso projeto é ampliar o espaço e oferecer também atendimentos fisioterapéuticos aplicados à ginecologia e obstetrícia, geriatria e cardio-respiratória?, explica Jôse. Para Sandra Miyasaki, coordenadora de Enfermagem, quem freqüentar o Centro de Convivência do Idoso ?João Guisso? contará com um atendimento de qualidade, holístico e humano. Os trabalhos também serão realizados pelos alunos estagiários e supervisionados pelos professores do curso. O funcionamento da ?Clínica da Unijales? será de segunda a sexta, das 7 às 11h 30 min e das 11 às 17h. A vice-reitora acadêmica da Unijales, Maria Christina Fuster Soler Bernardo, define como muito importante a parceria Unijales/Prefeitura. ?O município colaborou com tudo o que foi necessário e, com certeza, continuará nos auxiliando?, explica. E finaliza, ?além da comunidade acadêmica, quem ganha com essa união é a comunidade de Jales, pois serão vidas tratadas, serão pessoas com problemas reais que poderão contar com total assistência?.