ARTIGO- Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior em Saúde

A realização deste curso no polo Resende – RJ em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), de maneira semipresencial, está pautada no aprimoramento de profissionais de saúde por meio das metodologias ativas do processo ensino-aprendizagem, uma vez que o curso da ENSP/Fiocruz tem proporcionado, desde a primeira hora, a formulação e construção do SUS, bem como colaborar para transformar políticas e transformação do SUS.
Hoje, o curso de Ativadores de Processo de Mudança na Formação Superior em Saúde da ENSP/Fiocruz, desenvolve uma reorientação reflexiva de seus processos de ensino e pesquisa, enfatizando a sua dimensão institucional de Escola e Governo em Saúde, desenvolvendo processos de reforma programática e pedagógica, fortemente marcados pela convocação de parcerias no campo da gestão e da formação, metodologicamente orientados para a construção coletiva de mudanças no campo da saúde.
A oferta do curso de especialização em ativação de processos de mudança para docentes e profissionais de saúde vinculados à graduação nessa área, representa para a ENSP o estreitamento de vínculos com as IES e o apoio a seus esforços de mudança. Significa também reconhecer e valorizar a importância dos conhecimentos mobilizados e das experiências vivenciadas em processos de mudança e, por meio de sua sistematização, colaborar para a formação ampliada de sujeitos na complexa competência de ativar mudanças nessa esfera.
Com a realização do curso, espera-se potencializar e concretizar a relação intersetorial entre Educação e Saúde como campos de conhecimento e de políticas públicas, em especial no âmbito municipal, fortalecendo a capacidade gestora das instâncias municipais de governo e a exigência de um comprometimento social na concretização da gestão como prática do poder público.

Jôse Luiza Botton Nunes - coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmética da Unijales