Alunos do Curso de História lançam revista sobre Santa Casa de Misericórdia de Jales

Uma cerimônia na Câmara Municipal de Jales, na noite de 20 de maio, marcou o lançamento da Edição Especial da Revista Interativa ?Santa Casa de Misericórdia de Jales: Um olhar sobre seus 50 anos de história?. A Unijales sendo uma das parceiras do projeto teve uma contribuição mais que especial. Quatro alunos do Curso de História foram os pesquisadores, durante um ano, de diversas fontes para relatarem a história que preenche as 60 páginas da revista. Aparecida de Jesus Olhier, Juciléia Cristina Vazon, Misael Henrique Pierini e Valéria Ribeiro de Loyolla Souza foram orientados pelo professor mestre Léo Huber. O coordenador do Curso de História e diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, doutor Sílvio Luiz Lofego, ressalta que o trabalho, feito voluntariamente e sem nenhum tipo de financiamento ou apoio material, poderá servir a toda comunidade local como obra sobre uma das instituições mais importantes na formação da sua História, constituindo-se num grande marco da memória daqueles que construíram os sonhos e as esperanças de um mundo melhor. Sílvio foi o mentor do projeto. Tudo teve início quando assumiu a antiga Diretoria de Pesquisa e Extensão da Unijales e decidiu realizar uma sondagem sobre quais áreas deveriam atuar, no intuito de direcionar ações às necessidades dos jalesenses. Contando com o apoio do professor Vitor Boldrin, fizeram um mapeamento dos setores mais representativos da cidade e, em seguida, começaram a dialogar com os membros dos setores. Num desses diálogos, o administrador hospitalar da Santa Casa, Carlos Henrique Di Bernardo Merighe, manifestou seu desejo de que fosse escrito um livro para marcar as comemorações dos 50 anos daquela instituição de Saúde. ?Aproveitando a experiência do curso de História, em desenvolver atividades de Iniciação Científica, fiz o convite ao professor Léo, cuja experiência na pesquisa sobre a História de Jales tornava-o a pessoa mais qualificada.Demonstrando grande amor à pesquisa, o professor não só aceitou o convite, como abraçou a causa?, explica Sílvio Lofego. Ainda de acordo com ele, daí por diante, seguiu as etapas de atividades, iniciando pela seleção de alunos, treinamentos e noções de metodologia da pesquisa em História, passando pelo trabalho de campo, com leituras de atas e de documentos diversos, análise de fotografias, entrevistas, transcrições até a redação final, resultando numa produção em tempo recorde para esse tipo de pesquisa. De acordo com os alunos, na pesquisa destacam-se especialmente três fontes: fotografias, atas e depoimentos. Para o orientador, a obra não é a história final da Santa Casa de Jales, mas uma contribuição para a reflexão de seus sentidos e importância, ?revisitar o passado nos indicou a ocorrência de profundas transformações?, explica Léo. A vice-reitora acadêmica Maria Christina Fuster Soler Bernardo também ressalta a importância da edição da revista na vida de todos os jalesenses e do Centro Universitário de Jales. ?É uma linda e importante conquista para todos nós graças aos professores e alunos que desempenharam tamanha função?, define. Ela conclui agradecendo ainda ao diretor da Interativa, Marcos Roberto Silvério. Para Oswaldo Soler Junior, reitor da Unijales e vice-provedor da Santa Casa, a produção do material histórico em comemoração aos 50 anos da instituição é uma realização como ser humano. ?Parabenizo o provedor José Devanir Rodrigues pelo trabalho e agradeço pela confiança?, fala Junior.