Alunos de Fisioterapia iniciam atividades de estágio

Os alunos do 3º ano do Curso de Fisioterapia da Unijales já iniciaram as atividades de Estágio Supervisionado na primeira unidade concedente, a Casa da Criança de Jales. O objetivo deste estágio, segundo a coordenadora do curso, Jôse Luiza Botton Nunes, não é somente preparar os alunos para a atuação profissional, mas, principalmente, para realizar o tratamento de reabilitação para as crianças. Após avaliação criteriosa pelos alunos, supervisionada pelo profissional, é realizado um programa terapêutico individualizado (tratamento), no qual as potencialidades e funcionalidades da criança são respeitadas para melhora de seu prognóstico e sua recuperação. A coordenadora explica que o estágio na Casa da Criança atende duas frentes de tratamento. Primeiro, a fisioterapia respiratória, em que estão sendo atendidas crianças do berçário até Pré II, melhorando a capacidade respiratória e higienização brônquica, facilitando a recuperação de crianças que possuem infecções das vias aéreas. A princípio, todas as crianças foram avaliadas e aquelas que necessitam de tratamento estão sendo atendidas pelos alunos sob supervisão da coordenadora, que também é professora do curso. Num segundo momento, é feito avaliação psicomotora com crianças do Pré I, Pré II e 1º ano para diagnosticar possíveis incompatibilidades motoras, a fim de preparar a criança através de situações funcionais vivenciadas no dia-a-dia, aprimorando suas habilidades já existentes e estimulando outras. ?Esta parceria entre o Curso de Fisioterapia da Unijales e a Casa da Criança de Jales é uma realidade que favoreceu a todos, tanto alunos como funcionários da entidade, graças ao empenho da IES. O nosso trabalho vem sendo muito harmonioso e em nome da diretora administrativa Elizabete da Silva Lima e coordenadora pedagógica Aparecida Sueli de Souza Cruz, gostaria de agradecer a todas as crianças e responsáveis por permitirem que seus filhos pudessem participar de nossas atividades?, finalizou Jôse Botton.