Alunos da Unijales plantam 300 mudas de árvores na Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP

Um projeto que se iniciou há 12 anos, com o objetivo de recompor e proteger as margens do Córrego do Marimbondinho, próximo da Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP, transformou-se em atividades constante e extracurricular e, assim, o que era apenas direcionado aos alunos do curso de Ciências Biológicas da Unijales, agora reuniu também, alunos dos cursos de Letras e Pedagogia.
No último dia 16 de junho, alunos da Unijales, acompanhados pela professora e supervisora de estágios, Maria dos Santos Magalhães, pelo Gerente Divisional da SABESP, Gilmar Rodrigues de Jesus e pela Técnica Administrativa, Silvania Bustamante Nogueira, plantaram 300 mudas de várias espécies de árvores nativas e exóticas, como caju vermelho, canelinha, ingá, jambolão, jenipapo, pata de vaca branca e rosa, nas margens da Estação de Tratamento. Todas as mudas foram doadas pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Jales.
Segundo a professora Maria Magalhães, “a recomposição de áreas degradadas com plantio de espécies nativas e exóticas, aumenta a biodiversidade e proporciona maiores condições para se chegar novamente a restaurar os aspectos e características originais da mata ciliar. Algumas pesquisas tem mostrado que a natureza sozinha leva 40 anos para se recompor e com o reflorestamento ela acelera a sua recuperação em torno de 10 anos”.