Abertura da Semana da Árvore foi realizada no Ginásio Poliesportivo da Unijales

Na noite de segunda-feira, dia 16, aconteceu a abertura da XI Semana da Árvore, uma realização da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, E.E. Dr. Euphly Jalles e Unijales / Colégio XV de Abril – Anglo.
O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Christovam Soler, na Unijales e contou com a presença de centenas de pessoas que lotaram a quadra, do gerente de divisão da Sabesp, Gilmar Rodrigues de Jesus, da diretora de graduação da Unijales, Rosângela Bigulin, da diretora da E.E. Dr. Euphly Jalles, Silva Vila Rios, diretora do Colégio XV de Abril, Élida Barison, além de coordenadores e professores das escolas e funcionários da Sabesp.
A abertura foi conduzida pela coordenadora do ensino fundamental do Anglo e professora do Euphly, Daisy Romagnoli que iniciou falando sobre o Dia da Árvore, importância de preservação do meio ambiente utilizando-se de textos de Manoel de Barros.
A prefeita Nice, durante seu discurso, destacou importantes dados registrados na cidade, como a contabilização de mais de 20 mil árvores no município. Segundo a chefe do executivo, a Secretaria de Agricultura, para contribuir com o meio ambiente, distribui cerca de 300 árvores urbanas por mês e no Viveiro Municipal, durante os nove meses de governo, foram doadas mais de 40 mil mudas de árvores nativas e frutíferas.
“Quero agradecer mais uma vez a parceria com a Sabesp nesse evento de tão grande importância em nossa cidade e dizer que aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para doar 5 mil mudas de árvores medicinais. Durante essa Semana da Árvore, vamos fazer doação húmus e galhos triturados. Nosso governo prioriza a preservação da natureza e a qualidade do nosso ar, por isso essa preocupação em promovermos a doação dessas mudas e produtos”.
O evento foi encerrado com apresentações artísticas realizadas por alunos da Escola Estadual Dr. Euphly Jalles.
Os interessados em adquirir mudas de plantas nativas podem procurar a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada no Aeroporto Municipal. Tudo é distribuído gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO
A programação da XI Semana da Árvore seguiu até o dia 22 de setembro com eventos que foram realizados em escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, Estação de Tratamento de Esgotos da Sabesp, Córrego do Açude, entre outros locais.
“Foram realizados concursos de frases produzidas por alunos das escolas, visitas de alunos de Jales e região ao Jardim Temático e Poção da Sabesp, troca de bolsas chamadas de Eco Bag por alimentos não perecíveis, soltura de alevinos, plantio de árvores, palestras e diversas outras atrações para marcar essa semana da árvore que celebra a vida”, contou o gerente de divisão da Sabesp, Gilmar Rodrigues de Jesus.
O encerramento da Semana da Árvore aconteceu no dia 21, na Praça João Mariano de Freitas, com a distribuição de mudas, sementes, húmus e poda de árvores trituradas para a população.