Abertura da Semana Acadêmica Integrada dialoga sobre desenvolvimento emocional o impacto das telas

Na noite de segunda, 23 de setembro, o Teatro Municipal de Jales recebeu a abertura da Semana Acadêmica Integrada do UNIJALES. O evento reuniu cursos presenciais e a distância, como Artes Visuais (EAD), Ciências Biológicas, Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, Geografia (EAD), História, Letras, Matemática (EAD), Pedagogia e Serviço Social (EAD), marcando o início de uma programação diversificada que seguirá até sexta-feira.

Acolhimento

A Profa. Suéllen Karla Pedro Silva encantou o público com sua voz e violão, interpretando sucessos como “Segundo Sol” de Cássia Eller. Atendendo ao pedido do mestre de cerimônias, Prof. Washington Pissuto, ela também apresentou “Na Sua Estante”, de Pitty. Psicólogo, o professor explicou o significado profundo da canção, que trata de desapego, autodescoberta e superação de relações que já não trazem felicidade.

Logo após, o reitor Oswaldo Soler Junior, acompanhado pelos coordenadores dos cursos, subiu ao palco para agradecer a presença de alunos e professores, destacando a importância de eventos como a Semana Acadêmica para promover o diálogo e a troca de experiências entre os futuros professores.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a apresentação do coral dos alunos de Psicologia, com canções como “Sutilmente” e “Lugar ao Sol”. Sob a regência da discente Gislene Rigamont, o coral preparou o público para a aguardada palestra da Profa. Dra. Regina Maria de Souza, coordenadora do curso de Psicologia.

Desenvolvimento emocional e o impacto das telas digitais

A palestra "Desenvolvimento Emocional e Utilização de Telas Digitais" abordou a complexa relação entre o desenvolvimento emocional dos seres humanos e a crescente exposição às telas digitais. A professora destacou como, desde o útero, somos influenciados por fatores internos e externos, que moldam nosso desenvolvimento físico e, principalmente, emocional. A palestra ressaltou o impacto significativo do uso excessivo de dispositivos digitais.

De acordo com a Dra. Regina, o uso desmedido de telas, que continua a crescer ano após ano, afeta profundamente a convivência social e a forma como as novas gerações enfrentam os desafios diários. O tema despertou grande interesse entre os presentes, muitos dos quais serão futuros professores, que terão de lidar com o desafio de competir com a tecnologia pelo engajamento dos alunos.

A noite foi encerrada de forma descontraída com sorteios de brindes oferecidos pelos patrocinadores, conduzidos pela Profa. Dra. Viviane Kawano Dias, coordenadora do curso de Educação Física e mestre de cerimônias do evento. A docente também foi uma das principais organizadoras da Semana.

A Semana Acadêmica Integrada segue até sexta-feira, com programação específica para cada curso de terça a quinta, culminando em uma mesa redonda que promete unir novamente os acadêmicos e enriquecer o intercâmbio de ideias e a sinergia entre os futuros educadores.