A Unijales oferece especialização em educação musical

A Unijales que há mais de 40 anos oferece excelência e ensino de qualidade segue comprometida com as tendências educacionais.
Trata-se do curso de Pós-Graduação em "A música na educação: ensino e expressão", já que a lei nº 11.769 torna o ensino de música obrigatório nas escolas com educação básica. Sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei passou a valer para todas as escolas brasileiras. Essa lei altera a LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que determinava o aprendizado obrigatório da disciplina de Arte, mas não especificava o conteúdo.
O objetivo da Pós é possibilitar o desenvolvimento musical do professor, ampliando seus conhecimentos musicais e favorecendo suas ações em sala de aula, além de capacitar o educador a atuar como propositor e mediador com base nos conhecimentos teórico-práticos relacionados à educação musical.
O curso vai promover a capacitação dos professores que atuam nas escolas das redes municipais, estaduais, privadas, considerando as necessidades de aperfeiçoamento destes profissionais frente às novas possibilidades curriculares que se iniciam devido às alterações na legislação federal.
Segundo a coordenadora do curso de Artes da Unijales, Célia Regina Siqueira Iglésias Figueiredo, a finalidade do ensino da música assim como as outras linguagens artísticas não é tanto transmitir uma técnica particular, mas sim desenvolver o gosto pela linguagem artística ensinada. "No ensino da música o importante é que o professor saiba passar conhecimentos teóricos e práticos para os alunos" concluiu a coordenadora.
O diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijales, Silvio Luiz Lofego disse que existe uma preocupação da Pós da Unijales em oferecer atualização profissional e contribuir para que se alcance o sucesso desejado pelos cursistas. "Nesse sentido estamos sempre antenados às novas exigências para uma boa qualificação, por meio do aprimoramento e da renovação dos nossos cursos, como ocorre em Artes, em que atualmente se destaca a formação musical", concluiu Silvio Luiz Lofego.

Daniel Zilio-Assessoria de Imprensa