1º minicurso de Punção Venosa e Coleta de Sangue do UNIJALES reúne mais de 60 participantes
Sucesso garantido: o 1º minicurso de Punção Venosa e Coleta de Sangue, realizado no sábado, 15 de junho, no UNIJALES, reuniu mais de 60 participantes, entre alunos, docentes e profissionais formados da área. O curso foi conduzido pelos enfermeiros Eduardo Félix Machado e Profa. Dra. Rosimeire da Silva, organizadores do curso, e pelos professores Antonio Carlos Gonçalves, coordenador de Enfermagem do UNIJALES, Ana Cristina Corrêa e também pelo enfermeiro André Wilian Lozano.
Com uma abordagem teórico-prática, o encontro abrangeu diferentes técnicas de punção venosa, como a coleta com seringa, que utiliza uma seringa e uma agulha para aspirar o sangue diretamente, sendo útil quando é necessária uma quantidade exata de sangue; a coleta com tubo (sistema a vácuo), que emprega tubos de coleta a vácuo, facilitando a extração rápida e eficiente de múltiplos tubos de sangue; e a coleta por meio de Scalp, popularmente conhecida como "Borboletinha", por causa das abas que a compõem e que lembram asas de borboleta. Este método é ideal para pacientes com veias difíceis, como crianças e idosos, proporcionando uma coleta mais precisa e menos dolorosa.
Os participantes praticaram essas técnicas entre eles, recebendo orientações detalhadas sobre cuidados e precauções para evitar complicações por meio dos professores. O minicurso destacou-se pela qualidade do conteúdo, pela oportunidade de aprimoramento profissional e pela praticidade em proporcionar aos interessados o aperfeiçoamento e aprendizado no final de semana, o que facilitou a participação de muitos.