home / Biblioteca
Biblioteca
25/10/2016

APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIJALES

Este documento apresenta uma visão geral de todos os aspectos desenvolvidos na Biblioteca do Centro Universitário de Jales.

A Biblioteca, organismo imprescindível para o desenvolvimento científico das atividades da sociedade moderna, é criada segundo as necessidades do meio. Ela nasceu com as faculdades e acompanhou paralelamente seu crescimento a fim de realizar com equilíbrio sua função de apoio aos objetivos das mesmas.

A Biblioteca Central é considerada um órgão fundamental para a IES. Ela fornece suporte para as três atividades principais desenvolvidas pelo Centro Universitário de Jales (Ensino, Pesquisa e Extensão) e está diretamente subordinada à Direção do UNIJALES que atualmente dá suporte informacional aos seguintes cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Pedagogia, Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Curso Superior Tecnológico em Estética e Cosmética, Geografia, História, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol e Matemática. Além disso, atua na pós-graduação, com diversos cursos de especialização.

O papel fundamental da Biblioteca é de caráter educativo. Ela tem por finalidade acompanhar e assistir o UNIJALES na realização de seus trabalhos como instrumento dinâmico de educação.

Possui atualmente com um acervo de 17.696 títulos e 34.659 exemplares de livros, além de possuir também um amplo e variado acervo de CD-Rom, periódicos nacionais e internacionais, Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias das respectivas áreas dos cursos do UNIJALES como: materiais pedagógicos educativos para atender as necessidades de alunos e pesquisadores. Disponibiliza também, dissertações, teses e outros trabalhos científicos que são colocados à disposição para consulta e pesquisa.

As aquisições de livros são realizadas por meio de compra, em que, a Biblioteca possui um Política de Aquisição, Atualização e Expansão do acervo mensal, onde, todo mês, é comprado novos títulos para o acervo da biblioteca. A atualização do acervo é feita através das indicações dos docentes, discentes e coordenadores dos cursos com base na bibliografia básica e complementar dos planos de ensino das disciplinas. Usa-se consultar catálogos das editoras para verificar novos lançamentos. As doações de docentes, discentes e pesquisadores passam por um processo de análise e seleção para a inclusão no acervo. As indicações de outros usuários, sobre títulos de seu interesse, também são devidamente consideradas e estudadas visando as aquisições pertinentes.

Os periódicos são renovados antecipadamente quanto à assinatura, para que não haja interrupção na entrega. Novas assinaturas são realizadas com base nas solicitações de docentes e da coordenação de cursos.

A Biblioteca mantém contato com outras Bibliotecas e centros de documentação, tendo em vista o intercâmbio de informação e novidades no campo das publicações e das organizações das bibliotecas, mas não possui serviços de comutação entre as mesmas, apenas o COMUT (Serviço de Comutação Bibliográfica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

Além de ser um local de pesquisa, estudo e consulta bibliográfica, a Biblioteca dispõe de espaço físico e equipamentos que permitem utilizá-la de outras formas pelos docentes.

Em seu espaço físico, que é de aproximadamente 400 metros quadrados, a biblioteca é subdivida em dois espaços para melhor atender seus usuários.

O Espaço 1 é o local onde fica localizado o acervo de livros, as mesas para estudo em grupo ou individual, o expositor de periódicos recentes, o balcão de atendimento aos usuários e a sala do bibliotecário, que também é a sala de processamento técnico.

O Espaço 2 é a sala onde fica os computadores para os usuários fazerem pesquisas e realizarem seus estudos. Neste local se encontra o acervo de periódicos, sala para estudo em grupo ou individual, mesas para estudo em grupo, sala do bibliotecário (sala de processamento técnico) e, é um local apropriado para os professores ministrarem suas aulas na biblioteca.

Objetivos

A Biblioteca tem como objetivo geral propiciar suporte informacional e incentivo ao ensino, pesquisa e extensão, divulgando o acervo bibliográfico, sistematizando as informações e orientando os usuários quanto ao seu uso. É de sua responsabilidade o processamento técnico, a conservação, a manutenção e a supervisão do acervo bibliográfico.

Tem, também, como objetivo oferecer à comunidade local e regional maiores condições de acesso às diversas obras gerais e científicas, bem como garantir condições e ambiente adequados ao ensino de bom nível do UNIJALES.

Para isso, deverá manter um sistema de documentação e informação referentes a todos os cursos ministrados na instituição; levantar e manter, corretamente um controle de recebimento de todos os documentos e informações referentes às áreas que a Biblioteca se propõe a cobrir; facilitar as pesquisas e trabalhos dos usuários não só se colocando à disposição dos mesmos, mas fornecendo a informação necessária e orientando em suas pesquisas bibliográficas.

Acessibilidade ao acervo

A Biblioteca, instalada para atender o corpo Docente, Discente e Técnico-Administrativo, suprirá as necessidades dos cursos ministrados pela Instituição.

É aberta a toda comunidade local e regional para fins de pesquisa, com o acervo à disposição de todos os interessados, dentro do horário de funcionamento, sendo permitida a consulta do material apenas no local. As obras de referência, dicionários, enciclopédias e coletâneas destinam-se a consultas exclusivamente no local, mesmo para os docentes e discentes.

A Biblioteca encontra-se informatizada e possui todas as suas rotinas e serviços automatizados, usando para isto um sistema de gerenciamento de bibliotecas próprio chamado G-Uni Gerenciamento Universitário, que foi criado e é atualizado constantemente pela equipe de informática da IES. Através deste sistema, são realizadas consultas online, empréstimos, devoluções, levantamento de alunos em débito e relatórios sobre o acervo e estatísticos.

Empréstimos Domiciliar

A Biblioteca Central fará empréstimos domiciliar de materiais, desde que o leitor se disponha a cumprir o atual regulamento.

De acordo com o material solicitado, o empréstimo é feito em sistema próprio, emitindo comprovante em duas vias, que assinado pelos solicitantes, os torna responsáveis pela devolução do material em tempo estipulado pelo regulamento da Biblioteca. Caso o usuário não cumpra o prazo de entrega, fica sujeito à multa por dia de atraso e por obra emprestada sendo notificado e responsabilizado.

Estão disponíveis para consulta no local e para empréstimos, os periódicos, mapas, CDs e DVDs tanto para o corpo docente quanto para o discente.

São realizadas estatísticas mensais de consultas e empréstimos registrando-se o movimento do empréstimo e o tipo de material mais procurado para que se possa avaliar a utilidade e eficiência dos serviços oferecidos.

Site da biblioteca

No site da UNIJALES existe um link que leva ao espaço virtual da biblioteca (http://www.unijales.edu.br/?require=Paginas&pg=Conteudo&codigo=890). Este espaço está sendo atualizado constantemente pelo bibliotecário e pela equipe de informática da intuição para melhor atender as necessidades e exigências dos usuários da instituição.

Nele, o usuário poderá consultar informações como:

· Manuais internos da instituição com as normas da ANBT tanto para artigos como para monografias;

· modelos de como fazer a capa e folha de rosto de um trabalho acadêmico;

· links com as principais bases de dados nacionais e internacionais para pesquisa;

· base de dados de pesquisa ao acervo da biblioteca, onde o aluno poderá fazer pesquisa por título, autor e assunto;

· regulamento da biblioteca em que está dispostos todos os deveres o obrigações do aluno quanto o uso adequado dos espaços físicos da biblioteca;

· Política de aquisição, expansão e atualização ao acervo, em que o aluno poderá ter acesso ao documento desta política, para poder conhecer como são feitas as aquisições de livros da instituição;

· Revistas eletrônicas separadas por curso. Nesta parte, o bibliotecário, juntamente com os coordenadores e professores de cada curso, fazem um levantamento das principais revistas eletrônicas de cada área e, as mesmas são listadas neste espaço com link para acesso direto a página da revista. Este espaço é atualizado constantemente, conforme vão surgindo novas indicações;

· Links interessantes, o bibliotecário, juntamente com os coordenadores e professores de cada curso, fazem um levantamento dos principais sites relacionados ao seu curso e os mesmos são destacados neste espaço com link que leva diretamente ao site mencionado. Este espaço é atualizado constantemente, conforme vão surgindo novas indicações. Este espaço é atualizado constantemente, conforme vão surgindo novas indicações;

· Materiais em PDF (e-books), o bibliotecário, juntamente com os coordenadores e professores de cada curso, fazem um levantamento e busca na internet de materiais em PDF e de domínio público (livros, apostilas, cadernos, entre outros) para serem inseridos neste espaço para que os alunos possam fazer download desses materiais. Este espaço é atualizado constantemente, conforme vão surgindo novas indicações.

Infraestrutura

A Biblioteca está sob a responsabilidade do bibliotecário legalmente habilitado, João Paulo Lisboa Campaneri, CRB-8 nº 8891, que orienta e faz treinamento com seus auxiliares frequentemente. Atualmente, conta com 02 auxiliares capacitados trabalhando quarenta horas e 1 trabalhando vinte horas semanais, contratados pela Mantenedora, que se revezam para o cumprimento dos horários de atendimento, de Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 12:00, das 13:30 às 16:30 e das 18:30 às 22:30 horas, e aos sábados de pós-graduação das 08:00 às 12:00.

É dividida em dois ambientes para melhor atender às necessidades dos usuários do Centro Universitário de Jales, encontrando-se localizada na Unidade Central. A Biblioteca foi construída com o objetivo de propiciar ao usuário um bom ambiente de estudo, com perfeita iluminação artificial, propiciada pelo uso de lâmpadas fluorescentes em número, distância e posições corretas. Suas grandes janelas permitem uma perfeita ventilação e iluminação natural do ambiente durante o dia, possui ar condicionado para climatizar o ambiente, além de um portal para acesso dos alunos portadores de necessidades especiais.

Descrição Da Biblioteca

A disponibilidade do prédio para uso da Biblioteca é de aproximadamente 400 m² dividida em área do acervo e espaço para estudo, onde fica as salas para estudo em grupo, os periódicos, obras de referência, setor multimídia e uma sala para o Administrativo.

A Sala do Acervo possui os seguintes equipamentos descritos abaixo:

25 mesas de madeira com tampo redondo

01 armário de 4 portas

03 mesas para computador

48 estantes de dupla face

05 estantes simples

100 cadeiras giratórias

01 aparelho de ar condicionado central

02 computadores para os atendentes

01 computadores para consulta

01 impressoras

01 aparelho telefônico

01 relógio de parede

01 armário de madeira com 32 escaninhos

01 armário de madeira com 20 escaninhos

01 carrinho portas-livro

02 portas revistas.

A Sala de Leitura possui os seguintes equipamentos descritos abaixo:

14 estantes individuais

02 armários de aço com 8 escaninhos

21 cadeiras simples

06 cadeiras giratórias

05 mesas de madeira com tampo redondo

01 mesa secretária com 03 gavetas

01 mesa secretária simples com 02 gavetas

01 mesa retangular pequena com 02 gavetas

01 arquivo com 04 gavetas

01 armário de aço com 02 portas

06 computadores para pesquisa na internet

01 aparelho de ar condicionado

06 cabines para computadores

01 impressora HP Laser Jet

01 mesa secretária sem gavetas

01 sala de estudo em grupo para deficiente físico.

RESUMO GERAL DO ACERVO

ACERVO

TÍTULOS

EXEMPLARES

Dicionário

6

13

Dissertação de Mestrado

5

5

Livro

17696

34659

Monografia de Pós-Graduação Lato Sensu

99

99

Partitura

1

1

Tese

3

3

Trabalho de Conclusão de Curso

18415

605

TOTAL DE MATERIAL NO ACERVO

17.141

35385

Av. Francisco Jalles, 1851 - Centro Telefone: (17) 3622-1620